Tecelagens brasileiras apostam em efeitos naturais para o Inverno 2018

O trabalho que as tecelagens têm realizado juntamente com as lavanderias mostra um excelente resultado em diferentes desenvolvimentos de técnicas e produtos que aliam a naturalidade dos efeitos used aos artigos cada vez mais tecnológicos, onde é possível realizar uma série de beneficiamentos sem danificar a peça, pensando no meio ambiente e, é claro, com foco nos desejos de cada público-alvo.


Para o Inverno 2018 as empresas têxteis trouxeram o vintage investindo bastante no destroyer, mas sem grandes volumes e, sim com técnicas que chamam a atenção pela mistura de tons, aspectos artesanais e efeitos localizados. Fique de olho nos patchs ora conquistados em lavanderia num jogo de lavagens, ora com tampões que mesclam tecidos ou cores variadas formando uma geometria de patchworks por toda a peça. Dentro desse conceito surgem desfiados nas laterais, remendos ou cerzidos por cima dos recortes.


Outra tendência que continua em alta é a barra totalmente trabalhada e recriada em lavanderia. Ela pode vir com furos, estampas à laser, efeitos tie dye, com desfiados, desconstruídas, inacabadas, com recortes ou bigodes 3D. Já os famosos rasgos podem vir justapostos, em pontos localizados ou bem exagerados por toda a peça. Puídos, ranhuras, bigodes, amassados e respingos de tinta também fazem parte da estação.


Não podemos esquecer ainda dos pontos de luz e reservas de cor juntamente com amarelados e esbranquiçados. Já os marmorizados vêm em menor proporção com peças mais limpas. Silks com frases ou desenhos garantem o estilo street da coleção. As lavagens contrastantes em duas ou três cores ganham toques modernos e arquitetônicos.


Confira as receitas de lavagens descritas por Diego do Grupo GB Customização que abordam efeitos como super stone, antartic batic com cloro, bigodes a laser, stone bio, patches, resinas 3D localizadas, bigode press, clareamentos com cloro, efeitos de patches no laser, super destroyers, entre outros.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR