Tecnotêxtil Brasil apresenta tecnologias para a indústria têxtil

Os expositores da Tecnotêxtil Brasil 2013 – principal feira de tecnologias têxteis da região sudeste, organizada e promovida pela FCEM – Feiras, Congressos e Empreendimentos – apresentou, entre os dias 15 e 18 de abril, seus principais lançamentos em tecnologia têxtil.


A feira aborda vários elos da cadeia produtiva têxtil, que engloba desde os fabricantes de máquinas de corte, costura, bordadeiras, teares, matéria-prima, estamparia, automação industrial, acabamento, aviamentos, fios e etiquetas.


A participação de empresas internacionais aumentou esse ano devido à inclusão do setor de fiação na feira com expositores de países como Alemanha, China, Eslováquia, Estados Unidos, Índia, Itália, Peru, Reino Unido, Suíça e Turquia.

Confira as novidades de alguns expositores:


Agabe


Com o objetivo de divulgar a serigrafia (silk-screen) como um processo sustentável de elevada qualidade, flexibilidade e produtividade, implementar a resolução (detalhes finos), garantir a perfeita definição de imagem e implantar um processo sustentável de limpeza com recirculação e reciclagem de solvente, a Agabeapresenta novas emulsões fotográficas, além de tintas inteligentes, para controle de produtos e processos industriais ou bioquímicos que se baseiam na Dosagem de radiação UV e em Sensores de exposição térmica. A Agabe desponta também em equipamentos como StencilMaster STM-TEX para preparação digital de matrizes serigráficas e o VAKUTEC, destilador de solvente a vácuo que possibilita a remoção total de pigmentos, resinas e aditivos não voláteis dissolvidos no solvente saturado.

Comelato Roncato & Cia


Fabricante de urdideiras, gaiolas, carros para transporte de urdume, urdideiras de carrete e projetos especiais, atua nas áreas de tecelagem e preparação para a tecelagem. A novidade fica por conta da Urdideira Optima e o carro para transporte de urdume Tractor.

Cotex


A Cotex há 30 anos no mercado de máquinas de costura industrial, agrega em sua lista de produtos a máquina de impressão digital localizada – All American Neoflex 4880 – impressora digital direto no tecido. Além deste, a empresa apresentou máquinas de costura industriais e minicarrossel de estamparia.

Diskmaq Peças


Com a credibilidade de uma tradicional família que trabalha há mais de 40 anos no segmento, a Disk Maq Peças apresentou máquinas automatizadas de costura de alta produção, máquinas laser galvanométricas, máquinas de bordado de alta rotação, insumos e acessórios.

Iberlaser


IBERLASER, uma divisão do grupo LASER SQUARE GROUP , empresa espanhola dedicada a inovação no mundo da tecnologia laser, que atualmente distribui em vários países trouxe o modelo EVO TURBO para gravação e corte a laser por eliminação de materia , especialmente indicada para as seguintes aplicações texteis : jeans , camisetas , peças confeccionadas em geral , corte e gravação da couro.

Icaterm


A Icaterm atua há mais de 10 anos no mercado de caldeiras, aquecedores e queimadores, além de fazer manutenção e reposição de peças. Possui linha de equipamentos diferenciados como fabricação de alta tecnologia e gerador de vapor a prova de explosão. É distribuidora exclusiva no Brasil dos Equipamentos Clayton – de alto rendimento, todos com portabilidade graças ao SKID, ao sistema Plug and Play de todos os periféricos (opcionais). Destaque para a Caldeira de Vapor Instantâneo.

Kuraray


A Kuraray é produtora de matérias-primas especiais, fundada em 1926. É a líder mundial em produção de fibras, resinas e especialidades. Destaque para o Vectran – fibra de poliarilato de alta resistência Fibra PEI – fibra polieterimida retardante de chamas Clarino – couro artificial Clacarbo – fio condutivo que elimina a eletricidade estática Mintval – filamento solúvel em água e Magic Tape – fecho de vários tipos.

Lenzing Fibers e Murata
O destaque da Murata é o equipamento Vortex III 870, a terceira geração da máquina de alta performance e fácil operação. Durante a feira o equipamento esteve operando com as fibras da Lenzing Fibers, principalmente com Lenzing Modal Color®, apresentado ao mercado brasileiro no início deste ano.

MAB Fortuna


Dentro das inovações e tecnologias em máquinas de corte, destaque para o Razor 70 Conveyor, linha integrada de Corte da Morgan Técnica, rápida e contínua, com custo de manutenção e consumo de energia extremamente baixos. É usada principalmente para a produção em massa de todos os materiais, incluindo materiais denim e pesados. Está disponível também com dois inversores digitais para controle do vácuo – Razor 70HM – e possui tecnologia wi-fi.

Maclen


Empresa com 28 anos de mercado, atua na área de importação e distribuição das mais conceituadas marcas no segmento têxtil, comercializando mais de 25 mil itens. Destaque para a Máquina de Bordar 1 cabeça/12 agulhas com campo bandeira o Redutor de Ruídos e o Motor Servo X/Y.

Metalnox


É um dos maiores fabricantes de prensas térmicas no Brasil . Lançou na feira a Máquina Automática Eco-Profit Super que reduz o consumo de energia em até 35%, a empresa também trabalha com prensa para aplicação de estampas em jeans.

Metalsete


É uma empresa de Blumenau que atua no mercado desde 1997, na área de produto têxtil produz mesa para corte e enfesto e enfestadeiras para todos os tipos de tecido aberto (plano / ramado), apresentou na feira um dos seus lançamentos a Enfestadeira Automática – NA-600FN.

Orizio


A Orizio é especializada na fabricação de máquinas circulares para malharia. Destaque para MJD/CE: 100% eletrônica, full jacquard, dupla frontura, para produção de tecidos de malha para colchão, MJM/CE: 100% eletrônica, full jacquard, mono frontura, para a produção de tecidos em base jersey nos mais variados desenhos. CIC/BR: interlock de alta velocidade, vai de encontro ao aumento da busca por este tipo de tecido. JOHN/BR-42: outra tendência mundial é o aumento do consumo de lençol com tecido de malha. Para atender a esta demanda, a Orizio lança esta máquina de grande diâmetro (42 polegadas) com 134 alimentadores, que, além de atender a todas as larguras de lençol, desde solteiro até King Size, é de altíssima produção.

Shandong Rifa Textile Machinery


Representa a Shandoing Rifa Textile Machinery Co. Ltd, China, para teares de pinças, Terry tear, Air Jet Loom. Teares vêm em vários espaços da Reed 160cms de 460cms e em vários modelos para atender às necessidades dos clientes de manivela dirigida para máquinas CAM motor. Máquinas: comum, Dobby e jacquards com outra opção de trama, seleções de cor controladas mecanicamente ou eletronicamente. Alavancas de Dobby, mecânico ou eletrônico, ou Semi Dobbins Electronic & Jacquards etc.

Sociotec


Apresentou máquinas para confecção que visam a automação têxtil da indústria do vestuárioa. A Sociotec tem uma linha completa de máquinas para costura.

Tajima do Brasil


Em abril, a multinacional japonesa se estabeleceu comercialmente no país por meio da Tajima do Brasil Comércio e Importação de Máquinas de Bordar e, com isso, deixou de trabalhar com distribuidores. A empresa salienta que o bordado muitas vezes serve como atrativo, uma forma das confecções atribuírem identidade à sua marca e uma estratégia para se diferenciar dos concorrentes, e a tendência de utilização desse recurso no vestuário continua crescente. Destaque para vários modelos de máquinas de bordar adequados para cada tipo de serviço na confecção (bonés, camisas, jaquetas, bolsas, calças, cobertores etc.) e um amplo conjunto de opções em acessórios (lantejoulas, cordões etc.).

Trutzscheler


Empresa especializada na preparação da fiação: abertura, carda e passador linhas de nãotecidos linhas para extrusão de fibras guarnições.
Destaque para aCarda TC 11 que traz o que existe de mais moderno em conceito de cardagem, visando qualidade com alta produção e baixo consumo de energia elétrica. Também o passador TD 8 com auto-regulador TD-DL e monitoramento da fita TD-DM. A empresa representa 85% do mercado brasileiro de máquinas para a preparação da fiação.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR