Tema, presente e lista de convidados para homenagear o item


É big, definitivamente é big! É hora: é hoje, ontem e agora. Hoje é aniversário dela: a calça jeans. Roupa do mundo: de viajante, andarilho, trabalhador, celebridade.Veste a fortuna e o trabalho suado, iguala classes sociais e ao mesmo tempo distingue estilos com precisão. Quando vestimos somos globais, e ao mesmo tempo extremamente pessoais.

Felizmente não é nenhuma falta de etiqueta mencionar em alto e bom som a idade da calça jeans. Afinal ela é atemporal; e quanto mais velha – ou melhor dizendo vintage – maior é o seu valor e apelo de lançamento. São precisamente 143 anos desde a sua criação. E o mérito da juventude eterna que este ítem representa, está no seu DNA: trata-se de um produto que focou toda a sua concepção nas pessoas e no atendimento das suas necessidades. Uma essência, que nunca se perdeu ao longo de sua trajetória.

Logo, hoje é dia de festa, dia de celebrar o ítem do vestuário que mais se importa com o coletivo, ao mesmo tempo jamais perdeu o olhar para a individualidade de cada um. É dia de vestir a sua linguagem da cabeça aos pés: double denim, triple denim, jeans rasgadinho, detonado ou rabiscado. E para comemorar o aniversário da nossa principal inspiração, nós do GuiaJeanswear imaginamos como seria sua festa: quais os temas, quais os convidados Vips, e sugerimos ainda, os melhores presentes.

TEMAS:

NAVY: Elementar: a lona que deu origem ao tecido de Nimes – o denim – tem origem na roupa dos marinheiros e na navegação. Logo, o cenário marítimo representam um dos temas mais genuínos que poderiam se atribuir à sua festa de aniversário.

WORKER: Enquanto o Navy reverencia a matéria prima principal do ítem aniversariante, o estilo worker define seu estilo atemporal. Neste tema, resgatamos o motivo principal que levou a sua criação: uniformizar, proteger, servir as pessoas em suas rotinas de trabalho.

BIKER: Aí está o tema que comunica a eterna rebeldia associada ao jeans – um conceito que não nasceu junto com a peça – é bem verdade. Porém uma vez criado seu grito, ele jamais deixou de ecoar junto à sua linguagem.

PRESENTE:
As lavagens sustentáveis com certeza tem sido os melhores mimos dedicados à esta indústria. Todavia, pensamos em uma lembrancinha, como este cabide feito exclusivamente para guardar a five-pockets; com reentrância para o passante central e design pensado em seu desenho.

CONVIDADOS:

Antes de passar tal lista, sugerimos aos leitores que reparem na própria roupa que estão vestindo. Provavelmente ela gira em torno de uma calça jeans. Logo, seus respectivos nomes já constam na lista de convidados. Ainda assim, elegemos nossos convidados preferidos, com base na contribuição ou mesmo ousadia com que adotam os looks formados pela calça jeans: os criadores do acid wash Marithé Bachellerie e François Girbaud, o alquimista papa do jeans Adriano Goldshmied, a essência punk do jeans rasgado jogado nas passarelas conferida por Vivienne Westwood, e o incentivo ao visual total denim em outros trajes ostentado por Justin Timberlake e Britney Spears.



Faltou gente nesta lista? Com certeza, mas é intencional, queremos saber quem você convidaria. Está formada a enquete, valendo tudo: celebridades vivas ou de outros tempos, grandes alquimistas ou amantes do jeans – como nós.

Por: Vivian David | Imagens: Reprodução