Temas e tendências apresentadas para o Inverno 2015

Criadores brasileiros tem plena consciência de que é preciso acompanhar os movimentos da moda global, mas encontraram a fórmula da independência, ao capturarem dentro de cada inspiração internacional, um vínculo de afinidade para com o estilo de vida brasileiro, capaz de criar um visual completamente novo e dotado da tal “bossa” nacional.


Prova disso é a comparação da análise dos temas internacionais correspondentes ao Inverno 2015 nacional, e as coleções apresentadas na edição mais recente do São Paulo Fashion Week. O que assistimos foram coleções conectadas com as tendências globais, porém independentes devido à influência predominante do jeito da mulher brasileira, com suas vaidades e seu humor desencanado.


A andarilha viajante que passeou pelo catwalk de Nova York, Londres e Milão, por exemplo, no Brasil fardou-se para a luta de Starwars através da Triton, porém da fusão do senso de velocidade do estilo biker com a vestimenta antiga, predominou a leitura sedutora, bem ao estilo mulherão. Dialogando com os locais inóspitos sugeridos por esta andarilha, vieram inspirações das geleiras da Islândia, representadas pela 2nd Floor, que na versão brasileira adquiriram leitura extremamente comercial.


Do senso de contravenção presente nas apresentações internacionais do menswear, foram isoladas as afinidades com a diversificada paisagem street do nosso país, e assim assitimos a cultura da ostentação e o visual descolado de umbigos de fora, através da conexão com o street global da Colcci e gangues de rua oitentistas da Ellus. Nossa galeria agrupa uma síntese das principais interpretações em denim, e abaixo, uma análise dos tópicos mais importantes agrupados por temas, formas e peças-chave, para a indústria do pret-a-porter nacional.


CONEXÃO STREET GLOBAL



Influência da cultura internacional na sociedade brasileira, inspirações giram em torno do lado glamouroso do streetwear internacional e sua postura de ostentação(Colcci, Pat Pat’s), gangues oitentistas (Ellus), televisão (Cavaleiros do Zodíaco na 2nd Floor) e cinema (StarWars por Triton). No repertório de formas constam desde a estética biker, até a fisionomia da armadura, e das referências street, tops, comprimentos cropped, fits ajustados e oversized relacionados ao skate e basquete; e simultâneamente, saias estilo sereia e jardineiras com cinturas elevadas. Aqui temos uma moda todo-o-dia bastante jovem e comercial, que explora a silhueta e o culto ao corpo.No mix de materiais destaque para o vinil, efeitos metalizados, poluições e assimetrias criadas com animal print, entre outros.



WORKER BRASILEIRINHO



Predominãncia da fisionomia worker, explorada desde a essência de temas icônicos como a origem do jeans (TNG), até o trabalho de jardinagem. Aqui temos cartelas índigos e terrosas, composições total denim em duas ou três camadas, ênfase na formação de conjuntos e macacões. Na lista de efeitos, trabalhos de bigodes, pontos de luz, efeitos 3D, devorês e respingos de tinta. A idéia de interpretar temas clássicos olhando para o passado pode buscar reverenciar trajetórias históricas, e executar releituras, a exemplo da marca Amapô, que reformulou seus próprios best-sellers. Este é o tema mais urbano e funcional, que transita do público maduro ao jovem que busca praticidade e peças utilitárias. Temos macacões, saias, muito total denim, no menswear combinações de jeans + tuxedo, outerwear forte e ênfase em sobreposições pesadas. No repertório de detalhes, destaque para o patchwork, mix de denins em diferentes tonalidades. Aspecto artesanal e moderno predominantes como informação principal.



AMBIENCIAS REMOTAS



Borboletas que enfrentam longas e desafiadoras paisagens e texturas inspiradas nas geleiras da Islândia, pasiagens da Guatemala. Tratam-se de espaços remotos que impõe desafios à sobrevivência, como longas jornadas e perigos de vulcões, e representam senso de liberdade, mas sobretudo emprestam seu efeito decorativo para elaborar texturas e nuances. Todas estas referências elaboram histórias românticas e se transformam em inspirações para estampas, texturas e beneficiamentos interpretados em peças extremamente comerciais. Este tema é jovem e teenager, e transforma o desafio em versatilidade devido à fusão com influências do sportswear e composições frescas e desencanadas. As peças chave vão dos shorts, às skinnies, vestidos, mini saias evasé, saias esportivas e jaquetas bomber.

ViVIAN DAVID / FOTO: REPRODUÇÃO