Quando a cadeia de moda se une é possível realizar um lindo trabalho que entrega ao consumidor final, todas as informações sobre o caminho que aquela roupa passa. E é exatamente isso que a marca TENCEL™ que produz o Liocel, fibra sustentável do Grupo Lenzing, vem fazendo. A fibra Liocel é um material de baixo impacto e alto conforto feito de fontes de madeira gerenciadas de forma sustentável.

Em mais uma collab especial, a empresa se uniu à Canatiba Têxtil e a plataforma Nordestesse para a criação de um desafio proposto aos participantes da plataforma, que se dedica à valorizar as marcas autorais e criativas dos estados do Nordeste.
Foram escolhidos 5 estilistas que produziram peças com tecidos da Canatiba e que foram lançadas no Festival Nordestesse que aconteceu no último dia 22 de outubro, na loja Pinga, em São Paulo. Em dezembro as coleções serão apresentadas no Brasil Eco Fashion Week, semana de moda dedicada a marcas sustentáveis de todo o país, que acontece de 13 a 15, no Frei Caneca.
“Desafiar marcas autorais dos 9 estados do Nordeste a desenvolverem uma coleção-cápsula cujo mote é o uso de tecido feito com fibras que são clean de um extremo a outro da cadeia foi um presente que recebemos, o tipo de parceria que queremos nos dedicar cada vez mais”, diz Daniela Falcão, CEO do Nordestesse.
“Estamos acompanhando há algum tempo o trabalho da Nordestesse e gostamos muito. É importante essa iniciativa da Daniela de montar a plataforma para valorizar e dar voz para essas marcas maravilhosas que, pelo fato de não estarem no eixo Rio-SP, acabamos não conhecendo. A Nordestesse veio para mostrar todos esses talentos e projetos legais. Da mesma forma que fazemos parcerias com outras marcas grandes, pensamos em fazer também com essas autorais. Por isso, procuramos a Daniela para realizar essa parceria juntamente com a Canatiba. Depois surgiu a ideia do desafio, das marcas criarem uma coleção cápsula”, comenta Juliana Jabour, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Têxtil na América do Sul do Grupo Lenzing. Participaram do concurso, 30 marcas que fazem parte da plataforma Nordestesse e cinco ganharam o Desafio. Conheça um pouco da coleção de cada estilista.
Washington Carvalho da marca Inttui
O estilista enaltece o imaginário através da sustentabilidade em tecidos leves e estruturados. “A marca vem muito da arquitetura como as linhas, curvas de Salvador e os aviamentos como a miçanga, madeira e madrepérola, que representam o ouro do nosso Brasil, com um olhar artesanal”, destaca Washington que usou os tecidos da Canatiba, San Martin Maxskin no bege no Liocel 100%, San Martin Maxskin no marinho e o Algocel PT Rígido em algodão e Liocel. Entre as peças, estão pantalonas com pregas e palas, tops com sobreposições, batas e camisas com aviamentos.
George Azevedo da marca George Azevedo Arte
George que é artista plástico iniciou no mundo da moda durante a Pandemia, migrando das telas para os tecidos. O estilista é de Natal (RN) e, buscou inspiração no caju, fruta característica da região, mas sob um novo olhar, destacando a flor, galhos, estamparia. “O meu trabalho vem do upcycling do jeans e quando vi os tecidos fiquei muito feliz porque fixou bem a minha pintura. Fiz também patches aplicados”, comenta George que usou os tecidos Everest Maxskin em algodão e Liocel, San Martin Maxskin em Liocel e o San Martin Maxskin no bege. Calças e camisas na cor branca ganham o colorido da fruta, além do denim no raw também com pinceladas super criativas.
Moema Cardoso da marca Moa
A coleção tem o nome de “Varandas”, inspirada na paisagem de Recife (PE), mesclando itens como estrela do mar, palhinha transformada em crochê. “O jeans é maravilhoso, bem molinho, super macio. Adorei trabalhar com esses tecidos”, destaca Moema Cardoso que utilizou os artigos da Canatiba com Tencel, Everest Maxskin em algodão e Liocel, Ryan Maxskin em 100% Liocel, San Martin Maxskin também com 100% Liocel e O San Martin Maxskin no tom bege, 100% Liocel. Entre as peças estão casacos em sarja, pantalona em denim, e o crochê que permeia os tecidos em algodão e Liocel.
Adriana Meira
A estilista que é da cidade de Brumado, sertão da Bahia, sempre trabalha a espiritualidade em suas coleções e dessa vez, não foi diferente. Adriana já utilizou o jeans mas ficou surpresa com a qualidade das suas aplicações nos tecidos da Canatiba com Liocel. “Meu trabalho é aplicação de tecido sobre tecido e trazer num artigo biodegradável e sustentável dá um quentinho no coração”, afirma Adriana Meira que trabalha também o reaproveitamento de peças no upcycling.
A coleção conta sobre os povos que vieram antes de nós e seres imaginários que misturam magia, misticismo, bruxas em personagens fictícios, super coloridos como índias, pássaros, flores.
Foram utilizados os tecidos Everest Black Maxskin em algodão e Liocel, Maly Hi Comfort em algodão e Liocel, Everest Maxskin em algodão e Liocel, San Martin Maxskin no bege, 100% Liocel, Ryan Maxskin também em Liocel e o San Martin Maxskin no preto em Liocel.
Moab Barros da marca Balbina
O nome da coleção é “Todos os Caminhos” que faz referência à Feira de Santana (BA), local onde Moab nasceu. “Todos os caminhos que precisam conectar através do Nordeste passam por Feira de Santana e, por isso, trouxe peças com aplicação de patchwork em total look ou aplicadas como retalhos em saias, vestidos, criando uma nova perspectiva e com economia circular em uma peça autoral e exclusiva. Adorei usar os tecidos da Canatiba e Tencel porque têm qualidade, com caimento incrível e ainda são sustentáveis”, diz Moab Barros. Destaque para as saias longas, tops e camisas com mistura de cores no branco e marrom.
Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação e Equipe Guia JeansWear