Tendência Decorativista inspira bordados mais realistas no jeans

Decorativismo: esta é uma palavrinha que vai estar muito presente nas peças desejo do segmento denim, especialmente as predestinadas à temporada de Inverno 2018. E o bom é que esta é uma tendência muito apreciada pelo mercado nacional – pois a mulher brasileira realmente consome o jeans mais enfeitado. E se em outras estações a linguagem da aplicação era o aviamento: o strass, o termocolante ou o botão de pedra; desta vez teremos os bordados figurando como grande destaque nas coleções.



E a arte dos desenhos vai priorizar desta vez os motivos florais mais fiéis à realidade. Logo, teremos o detalhe do bordado interpretado com mais exuberância – brotando pétalas de vermelho vivo, branco margarida e verde folha sob o vintage: reproduzindo até mesmo o toque do pólem no miolo. O ramalhete híbrido, mesclando flores pequenas e rosas envolventes – será um dos melhores pretextos para tornar mais rica a leitura do índigo envelhecido da estação. No verde das folhas, o ponto vai ser elaborado, recriando as divisões das suas nervuras e o volume do seu limbo. O volume é uma questão importante: ele é dado pela cor, pelo brilho e pela minúcia dos bordados que vão constar na temporada.



Versões estilizadas e monocromáticas da linguagem dos bordados, serão reservadas às lavagens macias e fashionistas da estação: como o delavé e o grafite. E aqui vale tornar o desenho mais nobre pela linha que explora o efeito tom sobre tom, ou pelo discurso nobre do fio metalizado.



A trend é tão forte, que já aponta sinais de evolução: migrando em um visual mais eclético para as malhas lavadas com visual índigo. Nelas, as variações de azul em diferentes materiais e linhas, vão conferir um preciosismo ainda maior. E apontam, para um desejo genuíno pelo look enfeitado; em todas as camadas e tecidos, e sem moderação.

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR