Tendências apontadas pelo denim pela feira

O denim não foi apenas um tópico a mais da Colombiatex: mas sim um produto chave. Reconhecendo essa importância, além do evento Denim Day; que convidou os participantes a se vestirem de azul da cabeça aos pés; a feira apresentou o sortimento do material dividido em diferentes áreas: têxteis de malha, tecido reto, camisetas, calças, e estampas e rendas. Além de direcionar os negócios que envolvem denim de uma forma mais objetiva, a nova divisão também tornou mais clara a leitura das tendências do segmento – aceitando que o mix azul invade novas linguagens.



De acordo com as coleções, o denim evolui para um caminho de inovação que se inicia nas fibras e interfere no tecido em si; potencializando seu desempenho nos quesitos dinamismo e movimento. E o objetivo permanece sendo o look esportivo que transcende o contexto academia e alcança patamar casual.



A idéia de faça você mesmo; também caracterizou bastante as coleções, reafirmando o lado rebelde o jeans junto à idéia do “faça da sua própria maneira”. Além da apologia à customização, o denim exposto na Colombiatex destacou a lógica do “mais é mais”, especialmente através das numerosas interpretações que apresentaram aplicações, lavagens, cortes e desgastes – constando simultaneamente em um mesmo ítem.



Quase todos os mostruários apresentaram bases de tecidos inspirados na aparência do indigo lavado. Sortimentos denim, casual e tricô; destacaram versões especiais, como bases planas acrescidas de elastano, somando flexibilidade ao produto. E o caminho inverso também foi trilhado; através de opções de tecidos retos inspirados no conforto das malhas, ou no formato fantasia, direcionados para roupas inspiradas em silhuetas esportivas. Processos de estamparia capazes de realçar tecidos planos, aptos a sofrer processos de lavanderia e desgastes na roupa também foram grandes destaques.



Sustentabilidade somada à alta tecnologia, luxo utilitário, e o lado rebelde da atitude “faça você mesmo”; além de uma integração orgânica do folclore dentro do quotidiano no contexto cidade; de forma geral, sintetizam os apontamentos colocados para o material pela feira – especialmente através do evento Flash Mob onde peças da Santista interpretando as tendências do Verão 2018 foram vestidas, para demonstração das características de conforto e flexibilidade.


VIVIAN DAVID/EQUIPE GUIAJEANSWEAR/REPRODUÇÃO