Tendências com maior apelo ineditista

Metalizados extrapolando o efeito foil e migrando para a lógica do mix de materiais. Camuflados escuros e purpurinados, visual xadrez flanelado levado para o jeans e sujeito aos efeitos característicos do tratamento vintage, e para finalizar, uma grande conveniência: um sortimento variado e inspirador de peças diferenciadas por aplicações. A edição de Outono/Inverno 2014 da Panorama Berlim reafirmou todas as tendências colocadas pelas demais feiras paralelas, porém as interpretou com apelo maior de ineditismo, dado seu perfil focado em novidades e um apelo maior de vanguarda. As coleções legitimaram sua consistência, e prova disso foi o ambiente ocupado com fechamentos de negócios, e combinações quanto a prazos de entrega durante todo o seu tempo de duração.



O vermelho escocês indubitávelmente foi eleito a cor fundamental para quebrar as harmonias escuras de blue, dark e black denim da estação. Na Panorama, a cor foi uma grande parceira do xadrez príncipe de gales, até mesmo em misturas de tecidos no próprio jeans. Também os camuflados escuros, numerosos nos demais eventos, na Panorama foram interpretados com mais variações, como na peça da marca Monari, que incluiu um apelo glamouroso no padrão ao acrescentar brilho na estampa.



A aparência metalizada como um visual desejo, identificada nos demais eventos, extrapolou o efeito foil e foi proposto também como um diferencial no próprio tecido, ou em recortes vaidosos dialogando com o índigo lavado.



No quesito formas, a lateral da calça recebeu especial atenção nas coleções, com recortes no formato de faixas longitudinais, receptivos à misturas de tecidos sutis ou mesmo padrões e cores contrastantes. A lateral pode também incluir texturas de aplicações irregulares dispostas em sentido vertical.



No geral, as produções do segmento jeanswear precisam dialogar com peles, couro, metais e o xadrez príncipe de gales. As peles se diversificam em versões coloridas, e as malhas são também um complemento fundamental para os looks.



A fusão dos tingimentos coloridos com os tratamentos vintage também foram intensas na feira, em tons mostarda desbotados, ou terrosos apagados e embelezados pela simulação da passagem do tempo. A paleta comportada, ganhou apelo “cool” pela ênfase nos efeitos amassados, empapelando completamente o entrepernas. Nossa galeria proporciona uma apreciação geral com as principais percepções e destaques da feira.

ViVIAN DAVID / FOTOS: EQUIPE GUIAJEANSWEAR