Tendências de estampas e materiais colocados pela feira

A feira exclusiva de tecidos View, a qual teve sede no edifício de Prisco Haus em Munich, dos dias 10 à 11 de julho, apresentou um portfóllio seletivo de aproximadamente 140 marcas de primeira classe com coleções abrangendo desde caprichosos produtos trendy até tecidos refinados e preciosos, além de materiais para o sportswear com alto acabamento e básicos com qualidade top. O conceito da feira de negócios dos organizadores do Munich Fabric Start apresentou as primeiras tendências da nova estação com um portfólio seletivo e de elevado acabamento. O evento tem crescido para se tornar um acessório da indústria, uma condição confirmada não apenas pelo extraordinário crescimento de 65% nos visitantes, mas também pela consistência e qualidade das marcas apresentadas. Os convidados em Munich novamente incluíram as lideranças na manufatura ready-to-wear, e renomados representantes da indústria de roupas os quais compareceram e colocaram em evidência as tendências e inovações para a nova estação de Outono/Inverno 2014-15. As influentes tecelagens de denim Italdenim e Royo constaram entre os expositores.



Muitos fabricantes de tecidos e manufaturas mostraram impressionantes avanços em suas coleções. A mais notável tendência que consolidou-se como um apontamento real foi o mix de diferentes técnicas, tais como: os efeitos obtidos pelo entrelaçamento envolvendo linhas de celofane e lurex, construções dupla-face e padronagens de estampas com características tridimensionais. Esta tendência também foi evidenciada por processos como coating através de poliuretano, roupas texturadas, sobre-impressão de motivos estampados, pigmentações metalizadas e incursões de neoprene. Somado à isso, jacquards diversos estavam em exposição, colocados em proporção mínima como uma informação emergindo para o menswear, e padronagens gráficas altamente diversificadas, ou em variantes de estampas de lenço, para o womenswear. O jersey em múltiplas variações permanece entre as tendências, com mantas acopladas, e preenchimento de materiais que podem ser usados tanto para casacos , quanto para tecidos mais rebuscados, com uma espécie de sex-appeal displicente. O segmento de estampados deu visibilidade à formas e motivos aplicados em dobro e desenhos espaçados, e também em florais e animal print.



O sucesso da recente edição do View confirma a decisão dos organizadores de manter a data internacional como a largada inicial para a temporada e também em ampliar e desenvolver a feira a longo prazo, segundo declarações da própria companhia.

REDAÇÃO / FOTOS: REPRODUÇÃO