Tendências e lançamentos apresentados na feira

Quem ama jeans não poderia imaginar entrada mais triunfal; do que caminhar em Paris sobre um imenso tapete azul – no exato tom índigo. Assim se apresentou a mais recente edição da feira Denim by Premiere Vision; que aconteceu entre os dias 2 e 3 de novembro na cidade luz. O retorno à cidade após as edições de Barcelona, no entanto; resultou em sensível redução no número de visitantes. Em parte devido à uma importante fatia do público que optou pela Kingpins – feira que acontecia paralelamente em Manhattam e que tornou-se mais conveniente para os compradores que viriam dos Estados Unidos. Lembrando que a feira aconteceu também exatamente uma semana após a edição da Kingpins Amsterdam; logo muitas coleções trouxeram o mesmo sortimento exposto nas feiras mais recentes.



A despeito dos ajustes de tempo e lançamento das coleções; a Premiére Vision mostrou-se uma oportunidade para lançar novas estratégias, como a Premium Denim Market; onde uma seleção de peças vintage podiam ser adquiridas; e a sessão Share & Shake que reuniu uma seleção de experts do segmento para palestras e interações. No tópico produto; foram apresentadas interessantes novidades para o Verão 2018 internacional; especialmente através da Kassim Denim. A companhia lançou no evento o primeiro denim confeccionado com estampa em 3D. Confeccionado a partir de uma resina de poliéster; obtida a partir de plástico reciclável, o tecido é biodegradável e altamente flexível. Além disso a companhia lançou um microship que pode ser acoplado ao jeans captando informações como temperatura do corpo, localização, movimento do corpo; graças a um aplicativo de celular.



No geral, as tecelagens buscaram tecnologias capazes de manter o denim limpo, amenizar o calor, permitir versões mais leves, macias e com propriedades de resfriamento. A Prosperity, por exemplo, desenvolveu um denim funcional, com propriedades antimicrobianas que mantém o tecido limpo por um período de dois a três meses dispensando lavagem. Além disso a companhia apresentou um novo denim que incorpora a fibra Air Lite – componente que garante a possibilidade de um tecido 10% mais leve, flexível e com toque macio. A Vicunha, por sua vez; desenvolveu um sortimento especial que incorpora a fibra Dryaarn com fibras 30% mais leves e propriedades de resfriamento. Calik Denim desenvolveu o novo Fix-Fit – gama de denim macio disponível em pesos leves. US Denim, trouxe o sortimento de denim MaxFlex; o qual garante 100% de flexibilidade e a possibilidade de reduzir a numeração das peças confeccionadas em até dois manequins.



O tópico sustentabilidade continua evoluindo no segmento – como exemplo, a Bossa trouxe uma série de tecidos incluindo o processo Dye-Art com redução de 22 litros de água para cada metro de tecido tingido. Jeanologia apresentou o Light Sensitive Fabric – um novo estudo de analisa como um tecido em denim reage aos novos processos de acabamento.



Quanto às tendências; as criações trouxeram tingimentos manchados, exploraram o vintage e destacaram a influência japonesa nos cortes e bordados. Mas foram os anos 70 que mais inspiraram as coleções. Muitas peças apresentadas nas áreas de tendências da feira, e criações de diversos expositores; focaram nos azuis queimados de sol, e nas construções relaxadas com pegada retrô da década. A Tavex foi uma das empresas que apostou neste visual, lançando no evento o novo T-Flow denim, variação de índigo leve e macia direcionada justamente para as construções soltas que vão permear a temporada. Calik, por sua vez, trouxe interessantes variações de degradé. E na lavanderia do Verão 2018; a feira apontou para a divisão das cartelas índigo entre os tons escuros e tensos de azul; e os fortes como o blue ice – ambos trabalhados com efeitos vintage como inspiração e estética principal.

VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO