Paris sempre será um palco de visibilidade maior para as tendências de moda. A temporada de feiras de negócios voltadas para o ápice dos lançamentos – tecidos, aviamentos e acessórios – não foge a esta regra. Logo, voltamos nossos olhos e atenções para a mais recente edição da Texworld Paris, que realizou sua 44º edição entre os dias 11 e 14 de Fevereiro, e pela quarta vez consecutiva consagrou a importância do mais unissex de todos os tecidos, o denim, através do espaço Texworld Denim. O espaço reuniu cerca de 70 expositores focados no material em seu interior, em sua maioria, provenientes de países como Bangladesh, China, Índia, Marrocos, Paquistão e Turquia.
Denim Masters, Atlas Denim, Aaron Denim, Denim Masters, Freedom Denim, Young Denim, Hyosung Denim, S.M.Denim Mills, Chitatong Denim Mills e Mekotex entre muitos outros, ilustram o foco especializado do portfólio. Cada vez mais montando stands com visual de marcas desejo, os expositores reunidos no espaço Texworld Denim, transmitiram o visual do Verão 2020 enfatizando muito o vintage, a jaqueta essencial em versão decorativa, e peças esportivas em acabamento tie-dye. Listrados, ombrés transitando do delavé para o laranja, construções marcadas pelo contorno frayed e peças arquiteturais mesclando diferentes lavagens foram onipresentes no mostruário de fabricantes como Nanhay Deyao, e Master Textile Mills.
O layout do evento trouxe conveniências para diferentes formatos de negócios e inspirações. Pensando nas pequenas empresas e na alta da personalização no mercado de moda, a feira apresentou um itinerário diferenciado, intitulado “Small Order”, montado exclusivamente com companhias aptas a vender quantidades pequenas de materiais. E para celebrar as habilidades artesanais e o valor do trabalho manual, agrupou em um circuito específico fabricantes indianos especializados em bordados e brocados, no espaço chamado “Handmade”.
Outra singularidade da edição atual do evento foi a visibilidade dedicada à Etiopia, que voltou a contar com um pavilhão específico incluso no Texworld Paris. Apesar de representar apenas 0,01% das exportações, o país vem experienciando um boom econômico, motivo pelo qual recebeu o destaque. O hall dedicado à Etiópia agrupou cinco companhias: Desta Garment, Velocity Apparelz e Village Industry, participantes desde a edição de 2018. E pela primeira vez no evento, os grupos Bahi Dar Textile, especialista na fiação de algodão desde 1961, e Eltex, fabricante de tecidos e roupas.
Seguindo a atitude eco-friendly onipresente em todo o mercado, a Texworld reuniu em seu espaço cerca de 100 fornecedores de algodão orgânico, linho, cânhamo, materiais reciclados e outros materiais sustentáveis. Mais um sinal de mercado, da importância que essas misturas representam para os desejos de consumo voltados à qualidade e sustentabilidade em nosso setor.
Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução









