TheMICAM, a mais importante exposição italiana de calçados apresenta novidades e tendências

A Itália é conhecida pelo design e qualidade dos calçados desenvolvidos no país e, é lá que acontece a mais importante feira mundial do setor – a theMICAM que numa promoção da ITA – Italian Trade Agency (Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas/ Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália) foi apresentada durante a última edição da Couromoda realizada nesta semana no Expo Center Norte com as novidades e as macrotendências para o outono-inverno 2016-17

Em seu primeiro evento no País, Erica Di Giovancarlo, diretora da Italian Trade Agency no Brasil, reforçou a importância da parceria Itália-Brasil e dos eventos Couromoda e theMICAM que colaboram ativamente para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.

Tommaso Cancellara, Diretor da Assocalzaturifici – Associação Nacional de Fabricantes de Calçados Italianos, apresentou alguns números que consolidam a theMICAM como a mais importante feira do setor de calçados do mundo. Realizada duas vezes ao ano (fevereiro e setembro) em Milão, a feira ocupa uma área de 65 mil m2, dividida em sete pavilhões que são segmentados de acordo com um estudo realizado pela WGSN, a maior empresa de pesquisa de tendências e comportamento do mundo. A feira reúne 3000 expositores (1500 a cada edição) dos quais 30% são internacionais, de 36 países e recebe 35 mil visitantes, sendo 30% internacionais, de 130 países.


Dentre as novidades Cancellara adiantou que para a próxima edição (81ª), que será realizada de 14 a 17 de fevereiro de 2016, o tema central será “Red Passion”, já que a feira se inicia no dia em que é comemorado o “Valentine´s Day” na Europa e EUA. Já para 82ª edição, que acontece de 03 a 06 de setembro de 2016, o destaque será a grande renovação visual em diversas áreas da feira. Cancellara também apresentou as oportunidades para as empresas brasileiras que querem ingressar no mercado internacional ou expandir os seus mercados, complementando que nesta próxima edição serão 47 marcas brasileiras no evento.


Além da exposição de produtos a theMICAM é uma plataforma completa de negócios e atualização profissional com ampla programação paralela que abrange, entre outros eventos, o Fashion Show, o MICAM Award – que premia os melhores compradores, o workshop com fashion bloggers e o forecast WGSN – antecipando as tendências da próxima estação. Outro diferencial é a área International Designers que traz marcas do mundo todo. O projeto começou em 1994 com o objetivo de facilitar o ingresso das empresas no evento e no mercado internacional.
Durante o evento que aconteceu no último dia 11 de janeiro, o consultor Luiz Arruda da WGSN Mindset Brasil, falou sobre “As Macrotendências em Calçados na theMICAM – WGSN Autumn/Winter 2016/2017”.


Segundo ele o “No middle”, ou seja, polos extremos que se misturam e começam a se fundir, é o que vai nortear a estação. Desse conceito nasceram as quatro macro tendências para a estação AW 2016-17: Artisian, Remaster, Elemental e Offbeat. Para os calçados femininos Arruda destacou a reinterpretação do estilo retrô, com apelo contemporâneo e formas exageradas. As fivelas e os saltos serão os destaques da estação, assim como os acabamentos de efeito desgastado e também os brilhosos. Para o masculino, o clássico chega renovado com elementos como franjas e tiras; misturas de texturas e materiais, como o nobuck com o couro; e as solas de borracha mais altas e usadas em um estilo mais despojado.

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