Transformando o jeans em um short estampado

O jeans é um artigo com grande durabilidade no guarda-roupa. No entanto, acaba se desgastando com maior rapidez, pois é “solicitado” com maior frequência para o look diário. Assim, a prática de não descartá-lo e sim transformá-lo prolongando sua vida útil é bom para o meio ambiente, para o visual, e principalmente para o ego de quem veste a peça alterada que pode se gabar de seus dotes prendados para com a moda.


Desta vez, o GuiaJeanswear traz um vídeo, que ensina a transformar um short não apenas aplicando rasgos e puídos mas também traz uma boa técnica para alvejá-lo com manchas irregulares, e uma sugestão para quem deseja criar estampas manuais exclusivas, com o uso de caneta colorida para tecido. Você vai precisar de um jeans ocioso, uma lixa de unha, tesoura afiada, faca caseira dentada, alvejante, uma bacia e caneta para tecido.


ETAPA 1: CORTE
Em primeiro lugar um jeans surrado e ocioso. Inicialmente corte-o com bastante folga do comprimento que deseja (no vídeo o primeiro corte é feito 12 polegadas após a cintura), para depois vesti-lo e marcar com um giz o comprimento final.


ETAPA 2: DESFIANDO A BARRA
Coloque uma superfície rígida embaixo do jeans, assim você poderá manipular uma camada de tecido por vez, mantendo o controle do seu trabalho. No vídeo o tecido desgastado com o uso de uma faca caseira comum, resultando em efeito desfiado natural.


ETAPA 3: RASGOS E EFEITO DISTRESSED
Faça cortes horizontais com a tesoura onde serão feitos os buracos do jeans, espalhados em toda a área do entrepernas do short. Sugere-se uma variação de 1,5 a 2,5 polegadas (equivalente à aproximadamente 4 a 6 cm). Desgaste os rasgos horizontais com a mesma técnica da barra.


ETAPA 4: LIXANDO
Para obter um efeito mais desfiado e desgastado nos rasgos, use uma lixa de papel ou algo rugoso. No vídeo, usa-se uma lixa de unha.


ETAPA 5: BENEFICIANDO
Enrole o jeans verticalmente, e amarre-o com uma tira. Depois, mergulhe-o em uma mistura de 1 copo de alvejante para 1 copo e meio de água. Reserve por aproximadamente 30 minutos. Quanto maior o tempo, mais o índigo abrirá e o tom ficará mais claro. Depois, enxague-o com água fria, e lave-o na máquina para finalmente secá-lo de preferência em uma secadora.


ETAPA 6: DESENHANDO A ESTAMPA
Desenhe com a caneta de ponta grossa os motivos de sua preferência. No vídeo, sugere-se as pintas de leopardo. Mas você pode pensar nos olhos étnicos da Libertine, ou no caveirismo, ou o que preferir.Você pode concentrar o desenho em apenas um lado do short, se quiser acompanhar a tendência do jeans partido.


ETAPA FINAL: VISTA SEU JEANS!
Depois de tanto sofrer interferências, finalmente seu jeans está pronto. Com um design exclusivo, bom para seu ego, seu guarda-roupa e seu look. O meio ambiente agradece!


Abaixo o link do vídeo, para demonstração da customização.

VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO