Transformando o jeans na desejada saia lápis

Depois da Miu Miu, todas as mortais amantes ou não do universo denim, efetivamente caíram de amores pela saia lápis. Se seus planos para o fim de semana incluem um look mais feminino, mas de momento, descartam novas aquisições, nossa matéria de customização desta semana apresenta mais um motivo para você nunca se desfazer do seu melhor companheiro do look todo-o-dia, o jeans.


A idéia é transformá-lo em uma saia lápis, no comprimento que você quiser. Você vai precisar de uma calça jeans, alguns alfinetes, uma régua ou fita métrica, tesoura, agulha e linha (ou você pode usar uma máquina de costura se quiser).


Etapa 1: Corte o entrepernas da peça, deixando-a no comprimento que você pretende usar (use a fita métrica para medir), deixando aproximadamente 1,5 cm de folga para fazer uma bainha.


Etapa 2: Corte toda a costura interna do entrepernas do jeans. Na vista frontal, corte também a costura central do gancho até a altura do fecho. Na vista traseira, você também deverá cortar a costura central até a altura da pala.


Etapa 3: Com os alfinetes, você vai posicionar o desenho do gancho sobre o lado oposto, para depois costurar. Siga o movimento natural da peça, e você vai ver na traseira, será formada uma fenda – necessária para o conforto no uso da peça pronta.


Etapa 4: Agora você vai costurar a peça, em toda a área que você alfinetou. O vídeo recomenda um ziguezague, mas se você quiser um resultado final mais trendy e original, a bordinha desfiada, estilo “frayed”, é sempre descomplicada e bem-vinda no jeans. A traseira ficará bastante assimétrica, porém sabemos, que um toque de “desconstrução” só vem a elevar o valor de moda no resultado final.


A bainha é opcional. E você pode usar seu próprio gosto pessoal para decidir se quer esconder o acabamento do jeans, ou desfiá-lo ainda mais, ou mesmo reforçar uma proposta vintage na peça final rasgando ou aplicando patches de acordo com sua preferência. Assim, a sua saia lápis terá um estilo completamente seu. Abaixo o vídeo, demonstrando a transformação com mais detalhes.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO