Tutoriais caseiros para os efeitos distressed, bleached e destroy

Uma das maiores vantagens do jeans é a possibilidade de renová-lo mesmo após seu uso contínuo transformá-lo em uma peça surrada e até desajeitada. A união do calor com a sua aposentadoria forçada frequentemente desperta rompantes incontroláveis de transformar o mais “desenganado” jeans do guarda-roupa em um atual e trendy short de verão. Mas cortá-lo na barra, acredite, é simplesmente o processo mais banal e corriqueiro possível de se realizar em ambiente caseiro.


Boa parte dos efeitos mais valorizados em uma peça em denim são passíveis de se obter com técnicas manuais domésticas. São artifícios que dispensam interferências industriais complexas, já que o objetivo não é a ampla reprodutibilidade. No youtube é possível encontrar diversos tutoriais com vídeos explicativos que ensinam técnicas para obter puídos, rasgos, buracos, e efeito bleached.


Quem busca aprender sobre customização no jeans, atente para os materiais: tesoura, estilete, lixas de papel, agulha e pinça. Para o efeito bleached, água e alvejante. E claro, uma calça jeans para sofrer o processo de transformação.


Os rasgadinhos são obtidos a partir de cortes ou buracos horizontais, onde o urdume do denim é retirado com a ajuda de uma pinça ou agulha. Para desfiar as bordas, uma lixa de papel é utilizada. Puídos nas costuras e bolsos podem ser obtidos através das lixas de papel ou “machucando” o tecido com um estilete. Para beneficiar denim bruto, duas partes de água para uma de alvejante e para o bleached, o mergulho parcial da peça na bacia com o mesmo produto. O Guiajeanswear disponibiliza links com tutoriais didáticos e esclarecedores e abaixo um breve resumo das diferentes técnicas disponibilizadas em cada um:


Efeito “Bleached” no jeans com alvejante



Este vídeo parte de um jeans bruto, e ensina como marcar no corpo o formato da fisionomia do short mais atual da temporada. O fit é uma skinny cintura alta. No corpo, marca-se um bom movimento para o corte da barra deixando folga para desfiar, destacando a barra reta na vista frontal, e em formato de semi-círculo na traseira. Após marcado, corta-se a barra com uma tesoura transformando a calça em short, e com uma pinça, os fios do urdume aparentes na barra recortada são “puxados” até a lateral para obter o efeito desfiado longo que caracteriza a fisionomia da temporada, efeito finalizado à mão. Os rasgadinhos jogando charme na parte frontal são obtidos com cortes horizontais no corpo do denim. A pinça é novamente usada para decorar com belos desfiados os cortes conferindo efeitos autênticos do jeans. Para finalizar, uma bacia com alvejante, onde a peça já desfiada é mergulhada para desbotar a peça com efeito “bleached”.


Short “distressed” a partir de cortes com tesoura



Este vídeo ensina a cortar o no comprimento desejado deixando cerca de uma polegada de folga para desfiar. Para o efeito “distressed” e puídos, lixas de papel são utilizadas para desgastar bordas de costuras, braguilhas e contornos de bolsos. Já os rasgadinhos são obtidos com cortes horizontais. Para desbotar a peça, duas partes de água para uma parte de alvejante, onde a peça é reservada por aproximadamente meia hora, ou uma hora no máximo. A peça deve secar na “secadora” e não ao ar livre para o efeito desejado.


Efeito “destroyed”, rasgos e puídos com estilete



Técnica: O vídeo ensina como obter os rasgadinhos estilo devorês, e autênticos puídos nas bordas. Os materiais: um jeans já beneficiado, e um estilete devidamente afiado. A técnica para os rasgos se inicia com cortes horizontais paralelos delimitando a largura rasgo, realizados com um afiado estilete. Com esse único intrumento, variando a inclinação do fio é possível rasgar o urdume e deixar apenas a trama do jeans visível com os charmosos e descolados desfiados à mostra. O mesmo estilete, inclinado, pode marcar a fisionomia de costuras e braguilhas tal qual intensos puídos.


Rasgos com trama aparente



Técnica: O foco é a “minúcia” exigida para obter um charmoso rasgo com efeito semelhante ao devorê. Aparentemente simples, mas detalha a forma correta de desfiar o denim para não estragar a peça.


Buracos intercalando vazados e trama



Desta vez a técnica utilizada para os rasgadinhos é feita a partir de buracos e não cortes horizontais. A trama aparente é obtida com a ajuda de uma agulha puxando os fios horizontais. O resultado final é mais vazado, e atinge maior área. Para obtê-lo é preciso intercalar buracos com tramas evidenciadas pela retirada do urdume com a agulha. Para os desfiados na borda do buraco, lixa de papel é utilizada para acelerar o processo.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO