Um garimpo de ideias nas interpretações em denim de Martine Rose

Martine Rose é um designer britânico que mantém sua marca há quatro temporadas. Suas coleções costumam trabalhar o porte masculino através do shape: homens fortes, soldados inconformados e visual de protesto são alguns temas.


Um dos primeiros comentários sobre seu recente desfile para o Outono/inverno 2014 realizado ontem na semana de moda em Londres define sua coleção muito mais como um visual de publicidade do que propriamente uma proposta de estilo. Tal comentário deve-se às maxi-pantalonas absolutamente oversized que marcaram o visual dos bottons em geral e que causaram um importante “efeito de passarela”. Em conjunto com os tops, resultaram em um novo e imponente porte masculino lembrando gigantes fortes e altivos.


No entanto o denim foi uma interpretação recorrente do designer. E justamente nele, constaram informações bastante aplicáveis ao chão de fábrica o que significa que muitas das propostas de Martine podem servir como inspiração para quem busca idéias pertinentes ao gênero masculino.


As jaquetas em especial, trouxeram detalhes bastante comerciais, como mangas, palas e golas recortadas antes da lavagem resultando em estilosos desfiados. Tal efeito, explorou a linguagem do jeans reforçando o visual “masculino” das peças. Quanto ao comprimento cropped, este pode ser dispensado ou redirecionado como inspiração para o público feminino.


Já a calça jeans foi proposta em volumes e proporções bem mais “reais” do que as suas “másculas pantalonas”. Mesclando um pouco do fit baggy com o cenoura, Martine mais uma vez ressaltou qualidades extremamente masculinas e propôs uma modelagem bastante confortável e adequada ao gênero. A lavagem foi explorada de forma bastante trivial, e o jeans manteve sua fisionomia básica exceto pelo novo volume. Destaque também para a mistura de saruel com baggy, no botton resinado com aspecto de couro azul marinho.


Se o seu público é o masculino, daqueles que valoriza roupas que destaquem suas qualidades “varonis” heis uma boa inspiração tanto nas jaquetas quanto no fit das calças jeans. Para o universo do skate heis uma interpretação irreverente do shape oversized. Para quem leu esta publicação em busca de detalhes característicos da linguagem jeanswear, o GuiaJeanswear ressalta: atente para as localizações dos desfiados e inspire-se nas idéias garimpadas do desfile de Martine Rose.


ViVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO