Veja as tendências que foram apresentadas no evento

Uma das feiras mais relevantes do segmento jeanswear, a Denim by Première Vision, aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro em Paris. Embora a crise que assola principalmente a Europa, a atmosfera do evento foi otimista, contando com a presença dos grandes nomes do setor e visitantes de diversos países.


O salão de negócios é famoso também por ser grande lançador de inspirações e tendências. Confira abaixo algumas das direções desta última edição da Denim by PV:


Ecologicamente correto – Já há algumas temporadas a indústria do denim, uma das mais poluentes do setor têxtil, voltou-se totalmente à diminuição da degradação do planeta. A ITV, por exemplo, lançou na ocasião uma colaboração com a Invista e a Eco-yaa, apresnetando um denim que leva vinho ao invés de índigo no tingimento. Não pense que os resultados foram apenas na tonalidade do borgonha: tons como azuis intensos e até black, passando por roxo e marrons, foram alcançados. Já a Candiani apresentou a N, técnica de tingimento à base de nitrogênio que acelera o processo de penetração da cor, economizando água, energia e produtos químicos.


Cores e estampas- Saem os neons e retornam os tons pastel, principalmente os de brilho perolado, que apareceram na Tavex, Orta e Bossa. A Tavex, por exemplo, estreou no evento a coleção Celain, composta de artigos em tons neutros (como branco e nudes). Já as listras, inspiradas pelas semanas de moda, foram a estampa da vez e apareceram nos trabalhos da Orta, Calik, Tecidos Royo e outras.


Entre as empresas brasileiras, Cedro Textil e Santanente estavam presentes apresentando seus lançamentos e representando o País.

MARCELA LEONE | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR