Versatilidade do jeans é protagonista em exposição de museu na Suíça

Não foi só no cotidiano que o jeans tem seu espaço garantindo, como peça-chave do guarda-roupa em diversas formas e modelagens. O tecido encontrou espaço na arte, e sua versatilidade está em exibição na exposição “Denim – Estiloso, prático, atemporal” no Spielzeug Welten Museum Basel, na Suíça.

A exibição, que segue até 5 de abril de 2021, conta com 125 objetos emprestados de museus, coleções particulares e artistas. Entre as peças é possível encontrar o “The Secret Garden” de Ian Berry, que recria a flora em jeans, e também o jeans Hardwear TENCEL (TM) Denim da Carved in Blue da Candiani e Endrime.

Há ainda espaço para a exibição de “The Master of the Blue Jeans”, um pintor italiano cujo trabalho do final do século 17 aponta para uma potencial história inicial para o denim.

A curadoria conta com a parceria Liza Snook, fundadora do Virtual Shoe Museum, que exaltou o denim como um “material perfeito para escultores”. “Na exposição, você vê tantos aspectos do denim, todo mundo usa o denim com sua própria assinatura”, apontou ela em entrevista ao Carved in Blue.

Na moda, a importância do denim é inegável para a fundadora do Virtual Shoe Museum, principalmente quando vinculado a produção e consumo mais sustentável. “O jeans é um material muito forte e muito confortável de usar […] A reciclagem e o denim vintage estão florescendo no momento, um passo positivo para que mais pessoas descubram a qualidade em vez dos tecidos de mão de obra baratos”, afirmou.

Confira alguns detalhes da exposição abaixo:

Fonte: Redação | Fotos: Reprodução