Vicunha aponta tendências de beneficiamento

A Vicunha Têxtil e sua equipe especializada em lavanderia para o jeanswear apontam as tendências de beneficiamento, com diferentes padrões e técnicas, para o segmento. Fórmulas compostas pela união de diferentes processos e substâncias são responsáveis por criar combinações inusitadas e visuais surpreendentes.


Mesclar diferentes técnicas é a grande tendência, conforme aponta Fábio Felix, Coordenador de Lavanderia Industrial da Vicunha. “Observamos, hoje, uma releitura do uso dos produtos em lavanderia e a fusão de diferentes processos. A criatividade é a ferramenta para produzir variados efeitos e aplicações, sempre adaptados às novidades da moda”, observa. Conforto é também palavra de ordem quando se fala em lavanderia. “Hoje, novos produtos químicos conseguem produzir diferentes efeitos também de toque e movimento”, explica Fábio.


Além disso, sustentabilidade e otimização de processos estão entre as prioridades da indústria de moda. Por isso, novas técnicas que utilizam produtos biodegradáveis e visam o baixo consumo de água – com redução de até 80% – são as apostas da Vicunha para o momento. “Nosso objetivo não é somente conseguir os looks desejados, mas alcançá-los com o menor impacto ambiental possível”, afirma Fábio.


Abaixo, confira as principais tendências em lavanderia apontadas pelo especialista da Vicunha para o Inverno 2015 e confira as fotos em nossa galeria de imagens.


Degradês e Manchas

Cores diferentes podem ser trabalhadas harmonicamente por meio da mescla de processos. Seguindo a tendência da estação, a combinação vermelho x preto aparece sob variadas formas por meio da mistura de técnicas como tingimento preto, spray para descolorir (used em degradê) e jato color. Para efeitos mais ousados, o tingimento preto pode ser associado à espuma líquida com permanganato e o sobretingimento vermelho.


Efeitos 3D

Técnica conhecida por promover o mesmo resultado das ondulações causadas pelo enrugamento da peça no corpo, os efeitos 3D podem ser conciliados a outros processos convencionais como super stone, puídos, clareamento e corrosão. Os resultados são peças ultracontemporâneas, com diferentes texturas e formas, valorizando a tendência despojada do relaxed jeans.


Puídos

Efeitos enérgicos, agressivos e contrastantes ganham espaço em diferentes composições, criando um visual contemporâneo e autêntico. Técnicas como rebolo, stone e laser incorporam acabamentos diversificados à tendência do universo streetwear ou mesmo à estética flowy, que pede peças confortáveis, inacabadas e desfiadas.


Metalizados e Encerados

Na temporada Inverno 2015, a estética dark e minimalista ganha brilho através de peças em tons monocromáticos com diversos efeitos, que mesclam artigos foscos e tecidos com acabamentos metalizados e encerados. Aplicação de jato com pigmento resulta em peças sofisticadas e elegantes, já o uso de técnicas diferenciadas, como o pincelado com resina de couro ou a pistola de resina, são utilizadas para produzir o leather look desejado.


Vintage

Valorizando a tendência que mistura elementos da natureza a peças orgânicas e que remetem ao “estilo lenhador”, acabamentos vintage trazem efeitos de manchas e marcas trazidas pelo tempo, rasgos, dirty e resinas pigmentadas em tons terrosos. Efeito mofo e aplicações de diferentes texturas surgem também em localizações mais amplas e aparentes, para conferir às peças um visual antigo, ocasionado pela passagem do tempo.

REDAÇÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO