Visual contrastante e discurso de customização caracterizam o detalhe

Eternas reverências ao aspecto vintage, e mais espaço e importância para toda e qualquer linguagem que remeta à idéia de customização. Esta é a proposta renovadora dos patches na temporada equivalente ao Verão 2017 nacional. O detalhe, aparece tanto como tampão na parte interna, revelado por buracos ou picotes cut-off em formatos quadrados ou redondos irregulares, quanto na parte externa em formatos geométricos precisos criando sobreposições e contrastes de cores.


Como principal mudança de fisionomia, os patches ostentam nuances propositalmente mais escuras, criando constrastes com discurso hand-made nas lavagens mais frescas da estação. Delavés, brancos descarregados, cinzas desbotados, e toda sorte de índigos lavados e rabiscados constam como suporte principal para a ornamentação, que não perde seu discurso de “reciclado” e sua aparência de jeans favorito concertado, especialmente nas interpretações que incluem acabamentos cerzidos na borda, mas inclui também a idéia do patche planejado como forma, nas peças com estilo casual esportivo, ou mesmo nos ítens com jeitão setentista onde palas e bolsos adquirem leitura de patche devido ao mix com tecidos e estampas.


O jeitão libertador de verão é trabalhado através das misturas mais ecléticas de tecidos, incluindo tons de vermelho no padrão estampa de lenço – sempre um “jargão” do mix de calor – associados à listrados, ou mesmo malhas perfuradas estilo piquê. Temos também as reservas de pigmento, contracenando com patches lavados e aplicações com borda recortada, poluindo a mesma peça com discurso de despojamento.


Em síntese, temos o patche com apelo fashion trabalhado na sua principal ênfase, que é dada pelo black denim se sobressaindo no jeans com lavagem ácida ou descarregada, e também sua leitura mais inocente e romântica dada pelos jeito descompromissado de campo. Por fim, destaque para as reformulações que convertem um detalhe do jeans, como bolso ou pala, em patche, devido às misturas de tecidos. Nossa equipe garimpou um amplo sortimento de exemplos, para formação de repertório de moda deste ítem que é sempre um desejo acolhedor da temporada de calor, e que terá espaço maior na temporada equivalente ao Verão 2017.


VIVIAN DAVID / FOTOS: GUIAJEANSWEAR