Vogue aposta no jeans com fit flare

Para quem está em busca de referências para seleção do mix de modelagens de calças, apresentamos mais um editorial dedicado ao denim. Desta vez, percebe-se uma proposta relaxada, comunicando desapego material e apostando no visual fresco e natural da condição feminina. O editorial Birkin`s Back publicado na Vogue dos Países Baixos, edição de maio de 2013, foca unicamente o fit flare. Em diferentes interpretações, as produções se apropriam do estilo da atriz e cantora inglesa Jane Birkin: ícone fashion do visual sessentista cujo nome emprestou inspiração à clássica bolsona Hermes.


A volumetria trapézio, tanto nas calças quanto vestidinhos com sobretudo, foram produções características do estilo pessoal da atriz. O editorial, sinaliza para um certo “respiro” nos fits completamente ajustados, e no visual chic e sofisticado, compondo looks mais aconchegantes e despojados. Ao mesmo tempo, dialoga com a lógica atual de buscar volumetrias com notabilidade, que revigorem peças básicas e elevem sua leitura de moda.


As peças utilizadas no editorial trazem detalhes trançados no cós, realizam composições com a camisa em chambray com looks totais em denim, e na grande maioria, dispensam bolsos internos em prol de bolsos externos aplicados. Essa, é a fisionomia da flare proposta: bolsos de colocação baixa, com lapelas, pregas e detalhes de cós.


Indubitávelmente, o fit coloca a silhueta feminina com um mise-en-cène no entrepernas. Mantém o ajuste nas partes mais femininas, justamente, aquelas que as mulheres mais vaidosas sequer cogitam abrir mão de explorar. A flare acrescenta presença e notabilidade no look, e influencia bastante a leitura do visual, com seu discurso sessentista.


ViVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO