Youcom lança camisetas com tingimento natural

A Youcom acaba de lançar três camisetas sem gênero tingidas a partir de pigmentos naturais. Com elementos responsáveis do início ao fim do processo, a trama das peças é produzida com algodão responsável, baixo consumo de água e energia, auxiliares têxteis (produtos utilizados no tingimento) e tempo de processo.

A iniciativa está em consonância com os movimentos de moda responsável e valores da Lojas Renner S.A e inserida no contexto do YC Change, selo de moda responsável da Youcom, que comporta todas as ações de sustentabilidade da marca.

“As nossas práticas de sustentabilidade são parte fundamental da Youcom desde o seu lançamento, em 2013. Recentemente, inclusive, implementamos a coleta permanente de peças jeans em todas as nossas lojas físicas, que tem como objetivo fomentar o conceito de circularidade”, diz Claudio Barone, diretor da Youcom.

As substâncias consideradas pela Youcom para a produção das camisetas são tradicionalmente utilizadas na indústria cosmética e geradas a partir de resíduos do agronegócio brasileiro. Para que o uso dos pigmentos se torne possível na coloração, eles são alterados e associados a uma baixa porcentagem – 5% a 10% – de corantes sintéticos de baixo impacto ambiental.

A finalização das peças utiliza amaciantes com óleos vegetais também derivados de resíduos. No topo disso, a Youcom não utiliza nenhum processo de lavagem posterior ao tingimento ou agentes de fixação, garantindo ainda mais economia de produção.

Os produtos já estão disponíveis em lojas físicas e no e-commerce da Youcom.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução