Coleções de inverno rendem-se aos encantos das aplicações

Tem coisas que as brasileiras simplesmente adoram em um jeans, mas que lá fora não brilham os olhos das consumidoras. Este, é o caso das aplicações e toda sorte de enfeites, pedrarias e metais imagináveis para decorar um denim lavado. Felizmente, no Inverno 2019 internacional trouxe muitas referências para inspirar o mercado nacional. Pois mesmo se tratando de um jeans “gringo”, mais limpo e focado na estética da lavagem, a temporada ainda não esgotou seu amor incondicional às pérolas. E são elas que encorajam uma variação maior no estilo, e no visual das aplicações decorativas da estação.

A coleção da Guess, contextualiza bastante essa afirmativa ao incluir as pérolas em posição de destaque no lookbook – enfeitando até as últimas consequências, a traseira de jaquetas já pontuadas por ricas estampas. Volume e preciosismo são agregados junto com o aviamento, transformando o item em uma peça apta a transitar do streetwear para a balada. Nas demais coleções de varejo da Europa, a posição mais explorada ainda é a bainha, em busca de uma leitura mais graciosa dos tornozelos – especialmente nas croppeds. Nestas peças o volume é uma informação de moda importante, assim como a variação dos tamanhos. A leitura final lembra bastante um efeito de respingo – aspecto e distribuição que tem se mostrado mais versátil.

No mix grafite e nas peças com look stonewash, constam também distribuições mais espaçadas, diferenciando os entrepernas. Nessas variações, é importante ter em mente que a aparência delicada das pérolas tem o propósito forte de dialogar com o look tênis e t-shirt. Eis aí, seu grande segredo comercial: o traquejo em acompanhar tanto o look esportivo quanto a produção noite, pela simples mudança dos sapatos e complementos. Com a mesma função versátil, temos exemplares de calças com malhas de paetês aplicadas tal qual tampões de joelheiras, circulando entre os itens mais buscados do e-commerce.

Nas araras de grandes nomes como a gigante Topshop, Gap, bem como as marcas Liu Jo e Joe’s Jeans; identificam-se também a presença forte de outros materiais. Entre eles, o strass termocolante, aplicado em formato de “riscas” verticais irregulares, nas barras de saias e nos croppeds, também há preenchimentos geométricos, direcionados para bolsos tom sobre tom. Aqui a grande sacada é buscar um aviamento que tenha brilho mais fosco pelo dia, mas que cintile bastante no contexto noite. Assim é possível multiplicar as propostas de uso ofertadas para o consumidor.

Já nas pedrarias, o estilo é mais fechado: as peças garimpadas por nossa pesquisa, falam mais de glamour e fashionismo. Não são definitivamente, concebidas para o uso do sneaker branco. Mas certamente vão falar de feminilidade nas ruas, contornando bolsos frontais e valorizando o estimado jeans rasgadinho e permeado por devorês da temporada de inverno. Farão um chamado as composições com pele, e aos acabamentos stonewash – e com certeza, farão brilhar os olhos ávidos daquela consumidora de jeans, que embora compre seus modelos considerando fit – é muito mais suscetível aos encantos de uma peça recoberta por  brilhos e enfeites. Confira.

Fonte: Vivian David | Fotos: Divulgação

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!