Denim Day Colombiatex prova valor do estilo latino para moda global

Pele bronzeada, paletas castanhas e bordados folclóricos, esse é o estilo latino de se vestir. E diga-se de passagem, é inspirador: dramático, colorido e enfeitado. Ainda que o código de vestir seja ditado pelas nuances azuis do Denim Day. Por isto, nesta 32º edição da feira Colombiatex de Las Américas, fizemos questão de reunir uma curadoria das produções de moda mais comunicativas que passaram pelo segundo dia do evento, que é tipicamente dedicado ao universo jeanswear.

Estamos habituados a realizar a leitura da moda de rua dos grandes centros de moda como Londres, Paris, Milão e Nova Iorque. Mas é preciso que se diga que os mexicanos, peruanos, colombianos e porto riquenhos (entre tantos outros) tem muito a agregar no estilo de moda global.

Uma das habilidades mais notáveis do styling latino é a desenvoltura com que as produções jogam com camadas de babados em saias longas, investem em volumes folclóricos nas blusas e enfatizam caimentos amplos na parte inferior do look sem soar excessivos. Muito pelo contrário, somado às fisionomias da América do Sul tais combinações se convertem em um “hermoso” discurso de feminilidade.

O mesmo acontece com os fits do jeans. É sabido que as latinas preferem as modelagens com elastano, mas elas estão investindo em modelagens com aparência rígida, em especial a pantalona e sua capacidade de proporcionar o conforto da calça, lembrando no desenho a charmosa leitura evasé da saia longa.

Outro destaque são os bordados com jeitão latino, que quando aplicados ofuscam as tendências mundiais e elevam o discurso caliente dos looks. Também é da mulher com sotaque espanhol, o hábito mais frequente de usar vestido como protagonista do look. E aí, novamente temos os babados, o formato sereia, os tecidos mais leves usados com naturalidade junto à modelos de tênis pesados com jeitão de performance.

A proposta dos combos, também assume um formato mais feminino, a exemplo do look saia envelope e kimono, que eleva seu discurso glamouroso com o acréscimo da manta étnica. Já nas produções envolvendo jaqueta e jeans no mesmo acabamento, nada de timidez o expertise em lavanderia e a intensidade na aplicação de rasgos e metais são um grande tópico.

As gerações mais maduras da mulher latina, acompanhando o panorama global de moda, também estão formando opinião nos códigos de vestir. E mesmo o look de tênis, com jeitão europeu, ganha mais cor e dramaticidade na interpretação das tendências.

Então, fica o trend alert: na próxima vez que for desenvolver uma coleção personificando uma mulher extremamente feminina, não deixe de incluir a rota dos países latinos como um observatório dotado de forte inspiração.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!