Utilitarismo solar, moda masculina provocante, e um mix feminino empoderado por volumes e transparências. A moda autoral brasileira teve seu grande momento de protagonismo na edição do DFB 2023. Nele, a tendência do look sem gênero, diferentemente da proposta mundial, explora a silhueta ao invés de ocultá-la. Enquanto isso, o feminino falou de amor próprio, radicalizando transparências, empoderando-se em volumes e aproveitando a exposição do corpo como parte da roupa em diversas situações.
Confira um resumo do que as marcas apresentaram no denim durante o evento.
LEVI SANTOS
A arquitetura dos prédios antigos de alvenaria de Fortaleza inspirou a narrativa de Levi Santos em sua coleção “Memórias de Alvenaria”. O resultado foi o denim proposto em formas utilitárias por casacos, bermudas e calças amplas e relaxadas com bolsos cargo. Destaque para o acessório do chapéu reproduzindo o efeito da camisa amarrada na cabeça para proteção solar.
CLUB 99
A Club 99 falou da superação dos medos e da busca pela conexão com a alegria de viver através de esportes como skate, bicicleta e corrida. Da inspiração para a roupa, fitas refletivas se tornaram importante aviamento juntamente com o denim black e grafite, acabamento liso de alfaiataria e colorido nos tons marrom, amarelado e esverdeado.
VITOR CUNHA
Entre Laços foi o tema da coleção de Vitor Cunha que iniciou por um look “total crochê”. O denim que acompanhou esse tema foi extremamente utilitário e enfatizou a cartela black, e sobreposições double bottom.
LINDEBERGUE
“ Aparências Nada Mais” foi o tema da marca Lindebergue que impactou contestando o preço que as pessoas pagam para alcançar os padrões impostos. Dentro do tema, o denim foi interpretado em combos com efeitos metalizados. Jaquetas cropped com ombros circulares, combos de jaqueta e saia mídi e vestidos abotoados formam o mix.
BANANA URBANA
Banana Urbana apresentou uma coleção unindo a versatilidade do denim com a delicadeza das rendas em uma collab com a marca Rendá . O clássico conto “Maria vai com as outras” inspirou sororidade, amor próprio e feminilidade. O resultado trouxe macacões, combos de saia e jaqueta cropped em lavagens médias com a riqueza das rendas regionais em palas, mangas e ao redor de bolsos. Em tom mais escuro, o denim se uniu às rendas para ganhar versões mais luxuosas, como o top estilo bustier, a saia longa com babados e a jaqueta oversized.
BRUNO OLLY
A beleza e a elegância dos gatos pretos e a periferia foram a inspiração para a coleção PERIFA FELINE, de Bruno Olly. Traduzido em formas a referência se transformou em recortes esguios mesclados à formas utilitárias, ombros destacados, umbigo à mostra e volumes interessantes para o denim black e grafite.
ENEL ENERGIA
Mix romântico em paleta de rosa e vermelho marcou a apresentação. A linguagem frayed, o utilitarismo e as construções cut out sugerindo uma roupa delicadamente desalinhada marcaram o estilo da coleção.
Fonte: Vivian David | Foto: Roberta Braga
-
Conheça nosso material exclusivo de tendências!