Inspirações de visual para o desenvolvimento da saia black

Nem todo inverno conta com um mix protagonista, aquela peça-chave inspirada no verão. Quando essa mágica acontece, geralmente é movida pela busca por libertação, feminilidade, e outros motivos. Um dos itens que costuma estar no centro deste contexto é a saia – destaque no verão, e um tanto esporádica na temporada fria. Mas isso não vale para o Inverno 2019, pois agora ele encontrou uma forma de coordenar a peça no look térmico. E, essa solução veio na ênfase da cartela black, com o histórico do jeans, shorts, macacão e da jaqueta black nas temporadas anteriores.

O resultado foi um item persistente nas passarelas, que marca presença entre os modelos mais buscados no e-commerce. Além disso, é identificado nas pesquisas internacionais realizadas no varejo.

Mas a questão é: O mix é diversificado? É preciso acertar o desenho que melhor agrada cada perfil de consumidor, seja na estética, nas formas, comprimento, ou formato do bolso (quando houver).

Ao iniciar pelos teenangers, que sempre ficam à procura de peças coordenáveis com o tênis, temos os modelos com bolsos utilitários, planos, canguru e formato fole – figurando escolhas consideradas ideais. Na alternação entre comprimentos, midi, como o da marca Bershka, e mini, como a sugestão da Diesel, ambas são apresentadas ao consumidor com tênis de cano alto e moletom, pontuando as composições.

Abotoamentos frontais e zíperes de metal são detalhes apropriados, já que a peça já tem um apelo de modernidade que dialoga muito bem com tais acessórios. Saem os bolsos marcados e os formatos utilitários, e ficam as variações mais contemporâneas e impessoais da saia black. Jeitão biker, medidas sequinhas, bainha tubular: todas constam nas peças mais direcionadas para o perfil da moça com atitude urbana. Neste agrupamento, fechos com puxadores pendentes ou de argola são frequentes. E mesmo com essas interferências, o posicionamento geométrico organizado comunica limpeza e minimalismo. Aqui as peças são sugeridas para formação com blusas caneladas e essenciais, mas mudam claramente para uma produção especial, com a mudança dos acessórios.

Já o perfil da consumidora que busca no jeans status e formato elegante, vai encontrar sua versão de saia black nos modelos tubinho e principalmente envelope. Este último, sugerido com assimetrias inteligentes, e formatos de transpasse em declínio. É um visual mais maduro, que agrega atualização e atemporalidade ao look.

Do trabalho para a noite, do formal para o informal, da sapatilha para a bota, do scarpin para o tênis. Esta é a grande sacada da saia black na estação. Na hora de colocar para o consumidor, fica a dica: pense primeiro no sapato, depois componha a produção.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!