Moda autoral e ousada é tendência na 29ª edição do Minas Trend

Acontece entre os dias 10 e 14 de abril, em Belo Horizonte (MG), a 29ª edição do Minas Trend, feira que reúne palestras, workshops, seminários e o tradicional desfile de moda e acessórios, que marca o lançamento de coleções de grandes marcas do estado mineiro.

Com o tema “A Moda no Horizonte”, o evento – realizado pela FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais) – conta com a presença de empresas dos segmentos de vestuário, bolsas, calçados, joias, bijuterias, lingerie, moda praia e sleepwear.

A novidade desta edição é a realização dos desfiles em diferentes pontos da cidade, como parte do movimento de revalorização do centro belo-horizontino.

O desfile de abertura aconteceu com a apresentação de 50 estilistas, nos jardins do Palácio da Liberdade, com looks inspirados no Barroco Tecnológico.

O evento traz marcas tradicionais, veteranas e novatas, entre elas: Arte Sacra, Barbara Bella, Victor Dzenk, B.Bouclé e Candê na linha do vestuário, Claudia Marisguia na linha de acessórios e Junia Gomes nos calçados, que vão apresentar os looks de acervo que trazem o DNA de cada etiqueta .

Neste ano, o Minas Trend conta com 124 estandes, sendo 44 de vestuário, 24 marcas de joias e bijuterias, 41 de calçados e bolsas e 15 de lingerie, moda praia e sleepwear, dessas marcas, 33 são estreantes.

Segundo a presidente da Câmara de Moda, Mariângela Marcon, esses números estão ótimos, dentro do cenário pós-pandemia.

“Gosto sempre de trazer os números da nossa responsabilidade, referentes à Câmara. Diante disso, temos que valorizar e criar possibilidades para o setor”, começou Mariângela, que pretende utilizar os resultados como impulso para melhorar ainda mais o cenário da moda em Minas Gerais.

As microempresas são destacadas por estarem em grande maioria. Entre as 7,6 mil marcas que estão sob o cuidado da Câmara da Moda, 94% são de microempreendedores, 5% são de médios empreendedores e apenas 1% de grandes empreendedores.

Os organizadores e incentivadores do setor exploraram as ideias de que a moda mineira é feita por meio da construção coletiva, da valorização da moda local e da ressignificação da área, para aumentar as possibilidades de se fazer a moda de forma consciente e empreendedora.

Abordando nosso segmento jeanswear, entre outras inspirações para o Verão 2024 surgem peças repletas de aviamentos, bordados, cores e muita extravagância com foco ainda em produções all denim, onde os detalhes fazem toda a diferença. Confira.

ALLMA

Traz lavagens que vão do delavê ao baby blue onde entram desfiados nos coletes e navalhados nas jaquetas com botões em pérolas e no dourado.

END.

Sofisticação e elegância fazem parte das peças jeanswear da marca. Pense em casaquetos no estilo Chanel com detalhes no denim, desfiados, aplicações de flores e pérolas.

O jeans raw vem trabalhado em diferentes peças como blazers e detalhes na sarja color, jaquetas com costuras marcadas,e novamente flores com detalhes dourados, além de saias mídi e tops. O mood romântico aparece na camisa com babados. Há espaço ainda para os efeitos destroyers na mom jeans com marmorizados e o denim crú na calça cargo e jaqueta com ar tecnológico onde entram argolas com recortes vazados.

Inspiração lúdica ganha forma na jaquetinha street com elástico na barra e estampa de bolas coloridas, bem pop.

MADRE REINA

Marca do Rio Grande do Sul traz roupas em couro e, linho italiano, já com tingimento, com foco em tonalidades vivas que voltaram com tudo na tendência dopamina. Destaque para o rosa chiclete, verde limão, laranja, turquesa, vermelho, cereja, verdes claro ou bandeira, além do branco, rosê e pêssego. Essas tonalidades também podem vir trabalhadas em sarjas leves em vestidos, camisas e pantalonas.

UH PREMIUM

Repleta de aviamentação e bordados a marca aposta em jaquetas no nude com aplicações de flores artesanais, pérolas e miçangas e, casacos em renda richelieu. Já cordas e paetês decoram o baby blue. Os florais permeiam diferentes peças com destaque também para o rosa claro com mini espelhos e aviamentação com canutilhos, além de pespontos marcados.

Efeitos destroyers podem vir com fitas e tachinhas que permeiam a jaqueta com manga sino em algodão com pedrinhas.

Suzani Bissoli e Isla

As marcas de acessórios abusam da criatividade em bolsas e calçados no denim. Aqui o céu é o limite onde podem ser trabalhadas tachas, ilhoses, riscos ou marmorizados, pespontos ou monogramas.

O salto dourado ganha palmilha no jeans manchado. Já o floral decora a sandália plataforma que tem a cara do verão. Correntes, brilhos, fivelas e aviamentos cestavados surgem nas papetes, tamancos, loafers ou scarpins. O delavê vem trabalhado com puídos em diversos modelos. É o denim invadindo com tudo o segmento de acessórios.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação.

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!