Um chamado ao look street, às silhuetas relaxadas e ao estilo que passa longe da alfaiataria. O Menswear equivalente ao Inverno 2019 apresentado em Nova Iorque, não fugiu à visão de indumentária imediata com jeitão cosmopolita, típica do centro de moda americano. E por olhar justamente para as calçadas e para o dia-a-dia, casting e inspirações refletiram a realidade, colocando em evidência arquétipos americanos, modelos deficientes, e situações quotidianas.
E assim vieram temas como o encontro do look mesa de bar noturno com o visual matutino, no denim amplo e robusto de Willy Chavarria. O artista novaiorquino que arrisca a sorte em Paris, vestido com jeans pintado e boina à la francesa, de David Hart. A guerra de estilos com camisas florais e jeans essencial, abordando o antiautoritarismo, de Death of Tennis. O workwear global, que veste desde o colegial ao trabalhador do chão de fábrica, atualizado por moletons laranja e cortes geométricos amplos de N-Hollywood. Ou ainda, a mistura de atleta e superstar de Todd Snyder que contemplou o jeitão setentista do ponto de vista masculino.
Em comum, todas estas coleções destacaram muito os combos em dry indigo, as lavagens acinzentadas e puídas e o black denim. Além disso, destoando de Milão e Florença, apologizaram uma espécie de “desalfaiataria” como tendência. Em substituição, encorparam a silhueta masculina através da modelagem das mangas e ombros, tornando sua leitura mais vigorosa – especialmente nas versões das jaquetas curtas. A virilidade permanece a melhor e mais comercial fantasia, e com ela o outerwear ajustado e construído, ou amplo e empoderado figurando como key itens.
Para levar esta mesma mensagem ao mix de calças, entrepernas amplos foram maioria. Estilo rapper, flare relaxada, carrot acinturada, retas antiquadas ilustram o mix principal – com cara de denim rígido. Moletons, camisas de flanela xadrez, pinceladas de laranja, tweed antiquado e algumas intromissões de pele formaram os diálogos principais. E para finalizar, salvo os respingos artísticos derramados sobre a calça branca, Nova Iorque destacou o denim em acabamento mais liso e homogêneo. O motivo não poderia ser mais justo: para a capital de moda, o Inverno 2019 masculino será muito mais sobre volumes, do que sobre efeitos.
FONTE: Vivian David | Fotos: Reprodução
-
Conheça nosso material exclusivo de tendências!









