O lado luxuoso da estética do reaproveitamento

É inspirador, o quanto o upcycling pode atuar de modo flexível nas coleções denim, marcando presença tanto no mix cotidiano, quanto no visual desfile de moda. E hoje nosso tópico é este segundo perfil: queremos mostrar o lado chic dessa estética, expondo suas possibilidades mais glamourosas e criativas. O Inverno 2019 vai explorar esse lado com uma pegada forte de alfaiataria, apostando nas variações de tonalidades para tornar mais imediato o reconhecimento dessas construções. Modelagens arquiteturais, recortes engenhosos, são capazes de reinventar itens conhecidos com uma nova percepção de tons.

Entre as referências, garimpamos lindas peças da marca Ksenia Schneider. A jaqueta essencial da marca, por exemplo, é reformulada por botões forrados em denim, gola com vestígios de bainha desfeita, e lapelas desfiadas insinuando aproveitamento de roupas anteriores. Enquanto isso o avesso recorta a peça em sua vista frontal, criando um lisonjeiro efeito vertical. O resultado final é uma peça com alto valor agregado, ideal para coleções maduras com elegantes falas de status. Os contrastes de tons são levados também para casacos longos de alfaiataria, como os clássicos trench-coats, que se renovam por golas partidas em diferentes intensidades de azul. Já nas mangas, puídos de costuras duplas são evidenciados intencionalmente, confessando a presença do entrepernas reutilizado. Uma descendência que acrescenta falas de modernidade em uma base atemporal.

Já a marca Liu Jo também destacou a linguagem do upcycling apostando em materiais finos com cara e aspecto de luxo. Tudo para vestir um público diferente, jovem e glamouroso. Ao invés de revezar lavagens e tons de índigo, a marca elegeu a riqueza dos retalhos de jacquard com florais metalizados. E o alvo desta vez, foram as minissaias, que ganharam recortes assimétricos e leituras decorativas nos bolsos e palas. A combinação final, é um chamado para o salto alto e o cenário balada. E também para o lifestyle do nosso vaidoso target feminino nacional.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!