Os temas que vão influenciar o denim no inverno 2015

O GuiaJeanswear, portal de moda que reconhece e foca o universo denim como um segmento à parte no universo da moda, aponta as principais influências que vão direcionar as coleções do segmento na temporada de Inverno 2015 nacional, com um roteiro que começa pela análise das coleções de jeans nas passarelas internacionais, e se confirma através de editoriais e das pesquisas realizadas nas maiores feiras de moda globais dedicadas ao universo azul, como Bread&Butter, Premium, Panorama, Denim by Première Vision e Japão.


CLUMSY DENIM: Denim sofisticado, natural e masculino. Clumsy é o índigo desalinhado pelo seu estado bruto e natural, desmanchado pelo detalhe inacabado, ou pela poeira do andarilho viajante. Ao mesmo tempo que comunica desapego, propõe as peças mais sofisticadas e bem cortadas da estação, com leituras claramente masculinas. O tema coleciona também riquezas culturais e étnicas em bordados e denins com tramas diferenciadas lembrando tecidos de alfaiataria pesada. Peças chave: sobretudos, casacos estruturados, calças estilo casual, pantalonas, jeans bruto e toda sorte de conjuntos alinhados e não lavados.


MALBORO WORK: Denim utilitário, vintage e urbano. Tendência que agrupa os temas relacionados às montanhas de malboro, como o universo cowboy e o trabalho na fazenda com seus respingos de tinta e manchas terrosas. Propõe o denim com jeitão rústico e enfatiza a fisionomia worker, os bolsos funcionais e o look com múltiplas sobreposições de camadas pesadas. As lavagens transitam do bruto original ao vintage, e a leitura final é extremamente urbana e prática. No arsenal de efeitos entram sujinhos, bigodes, e muitas misturas com materiais rústicos como a camurça. Peças-chave: jaqueta carpinteiro, macacão worker, outerwear em denim com pele, coletes, boyfriend com bolsos externos e/ou patches.


FOLCLORE&PUNK: Denim trabalhado, decorativo e romântico. O tema combina duas influências opostas, que juntas resultam em uma química perfeita para a linguagem do jeans. De um lado o folclore com seus bordados enfeitados, o visual leve do mix que remete ao estilo camponês, as saias rodadas, e as estampas ingênuas e florais. Do outro lado, temos detalhes do arsenal punk como devorês, metais e lavagens manchadas livres de discursos agressivos, atuando como detalhes criativos nas peças. Peças-chave: casaco em denim com pesponto matelassê, outerwear com efeito bleached, jaqueta biker com efeito brocado, calça e jaqueta básica com estampa floral, skinny distressed enfeitada por metais, saias longas e rodadas, macacão e jumper.


ROCKER APPEAL: Denim poluído, street e sedutor. Inspirações musicais do cenário rock, grunge, influenciadas por recortes e fisionomias biker. As peças tem o “mise en cene” do lifestyle do rock, através do toque coated diferenciado, visual metalizado, ou pela ostentação da agressividade dos patches e rasgos em posicionamentos mais irreverentes. Na mistura de materiais, as ênfases são o couro, e os tartans, e nas estampas o animal print, e os florais psicodélicos mesclados à poluição de recortes black. As peças-chave seguem clichês roqueiros, das calças detonadas à legging super ajustadas, jaquetas básicas, perfecto e coletes com mistura de materiais e patches, camisas explorando toques resinados, conjuntos black com toque coated, casacos metalizados, e a versão sedutora do macacão.


VIVIAN DAVID / FOTOS CATWALK: REPRODUÇÃO / DEMAIS FOTOS: EQUIPEGUIAJEANSWEAR

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!