Referências para reinventar o jeans com base na estética manual

É difícil fazer sentido para o consumo nos tempos atuais. Mas o desejo de expressar ao mundo nossa personalidade e posicionamento frente aos fatos, em contrapartida, promete aumentar. Por isto, todas as tendências apontam para uma retomada da estética manual nas futuras coleções.

O consumidor de fato, ao retomar seu ritmo pós isolamento, não vai mais querer falar de si. Invés disso, vai preferir falar de solidariedade e comunidade. Logo, uma das tendências mais fortes para o Verão 2021 deve ser levada em conta: a estética manual.

Ela não vai constar apenas em cerzidos, remendos e peças com leitura reaproveitada. É importante pensar também nas lavagens irregulares, e na formação de texturas que lembram os tingimentos artesanais.

Algumas marcas podem criar logísticas alternativas, que mantenham as atividades no formato de customização neste período. Pense que a mão de obra artesanal, em algumas situações, pode ser feita em casa, à distância. Mas, caso não seja o ideal e envolva ações não recomendadas no momento, a pesquisa e a formação de um repertório para a reinvenção e o reaproveitamento de peças que já estão fabricadas, com foco na agilidade de execução, também pode ser uma opção.

Todas estas alternativas não devem ser pensadas apenas como estratégias de mudança de visual. Elas também irão soar muito bem perante os olhos do consumidor especialmente se comunicados os seus esforços.

Pensando em oferecer referências, reunimos algumas imagens de pesquisa da feira Kingpins. Entre elas o pesponto de reforço em formato espiral. Por ser localizado, pode ser aplicado em peças fechadas, cotovelos do outerwear, e até formar joelheiras sem necessidade de desmanche.

Os remendos com tampões estampados também consistiram no ponto alto do mostruário de Verão 2021 de muitas tecelagens. Com a criatividade nacional, podem comunicar com irreverência e formato de enfeite maior.

Lembre-se também das jaquetas, que podem ser alteradas por adornos na traseira, recortes na pala para inserção de tecidos de lenço e até mesmo por pinturas manuais – especialmente bem vistas para o nosso contexto. E para quem quer manter o formato essencial de muitas peças, o rabisco interno repleto de mensagens, é também uma opção cativante que menciona o imaginário coletivo em detrimento do individual.

Junções, patches e remendos que comuniquem uma peça com vida anterior são bem vindos. No quesito lavagens, como já mencionamos, as manchas e os tingimentos irregulares com pegada artística inspirados até mesmo no Expressionismo, prometem fazer mais sentido para o consumidor.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução e Equipe Guia JeansWear

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!