Desleixado: mas com muito estilo, hombridade e atitude. Esse é o grande filão inspiracional da camisaria denim masculina. E existem muitas fantasias viris plantadas nesta ideia. A do homem que realiza trabalhos manuais pesados, e anda por aí com a bainha da camisa suja. A renúncia aos colarinhos que motiva algumas interpretações sem gola. A da roupa amassada estilo não ligo pro visual.
E o mais interessante é como todos esses ideais anti formalidade estão ganhando apelo fashionista para o menswear. Vide as araras de Verão 2019. Cada vez mais verídicos, esses efeitos lembram a sujeira acidental da obra em construção, e do cimento que respingou na camisa.
Manchas estão em evidência: desde o estilo tie dye que acompanha a tendência anos 70, até o visual sujeira irreversível e acidental da barra. Lavagens mais claras, estilo denim usado à exaustão, dominam a cartela – com detalhes eventuais de reserva de pigmento. Delavé, falso branco e cinza macio com aparições esporádicas de índigo profundo definem bastante a cara da estação. Bolsos: só se forem minimalistas ou utilitários, embutidos ou riscados por costurinhas imperfeitas. Lapelas, figuram nas peças mais amassadinhas. Do contrário o que temos é um certo “quê” de bata.
E além dos efeitos reproduzindo texturas na bainha, o Verão 2019 vai trazer resquícios de modelos blocked, e da camisaria trabalhada por patches decorativos. Além disso, vai destacar texturas formadas por machucados esparsos no chambray, e espatuladas lembrando a roupa inutilizada pela argamassa. O homem mudou, e continuará mudando. Mas sempre preservando o fascínio por fantasias ligadas à força, e à batalha suada de um trabalho pesado e braçal.


FONTE: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear
-
Conheça nosso material exclusivo de tendências!