Chão de Fábrica é tema da 18ª edição do Festival do Jeans de Toritama

De onde vem o jeans que te veste? Foi pensando em responder a essa pergunta que a 18ª edição do Festival do Jeans de Toritama trouxe como tema “Chão de fábrica”. A temática visa conhecer e valorizar as mãos que criam e fazem a cidade ser conhecida como a “Capital do Jeans”. Um título mais do que justo,  tamanho o crescimento do setor na região e também do evento, que conta com marcas que apresentaram peças inspiradas nas maiores tendências de moda do mundo.

Entre os maiores do Norte e Nordeste, o evento foi realizado nos últimos dias 2 e 4 de maio, no Parque das Feiras de Toritama, no agreste pernambucano. O festival teve recorde de público, com cerca de 20 mil pessoas prestigiaram os três dias e puderam assistir aos desfiles, exposições, atrações musicais, além de conferir os estandes, tudo para fortalecer ainda mais o cenário local e regional de moda.

Confeccionistas, atacadistas, representantes, influencers e estilistas prestigiaram o maior encontro de moda do estado. “O evento está lindo, muito bem organizado, com uma grande e ótima estrutura. É realmente inspirador. Com certeza, não pode sair do nosso calendário. Fomenta a economia local e leva nossos produtos para todas as regiões”, elogiou Alanne Lopes, empresária no ramo de confecção.

“É nos bastidores do chão de fábrica que a magia acontece: inúmeros profissionais se dedicam a criar e produzir o jeans que vai parar nas vitrines. Nada mais justo que homenagear quem tem a missão de inspirar e vestir”, explicou o diretor Thiago Alexandre, que completa seu terceiro ano à frente do festival.

O tema “Chão de Fábrica” inspirou também o Denim Meeting 2019 que está rodando o Brasil e que trouxe o mote “Mãos na Massa, Potencializando Juntos a Indústria Denim Nacional”. Em 2019, na região nordeste, o evento acontece dia 9 de outubro na cidade de Toritama, devido a força do denim e o crescimento da indústria no local.

Novidades

Os visitantes do Festival do Jeans de Toritama puderam conhecer as novidades de 60 empresas, entre elas, Santana Textiles, patrocinadora máster do Festival, Jolitex Denim, Covolan Têxtil, Hi-Tech que também apoiam o evento.”O Agreste de Pernambuco ao longo dos últimos anos vem tendo um crescimento muito grande no que se refere à produção e venda de peças denim e, tornou-se líder, no final de 2018″, disse Antonio Manzarra, diretor de vendas da Santana Textiles, que realizou dois desfiles no evento com a bandeira da cidade.

“O Festival do Jeans, assim como o mercado da região, vem crescendo e acompanhando esta tendência positiva. Nossa empresa sempre esteve nas 18 edições do evento e nas últimas quatro fomos os patrocinadores oficias/master. Temos uma história na região, uma relação de muito carinho e troca com clientes, parceiros e cidadãos da terra, isso vai muito além de ‘negócios’. Visualizamos o FJT como um dos maiores eventos nacionais do formato, que somente quem participa tem a dimensão e ideia do que significa. Sem contar o crescimento nos negócios diretos e indiretos onde muitos empresários colhem frutos por muitos meses após o festival”, completou.

Para o prefeito da cidade, Edilson Tavares, o FJT consolida a atração de novos negócios e agora, em sua maioridade, mostra para que veio. “Esse é o maior evento de moda da nossa região e ele é uma coroação, uma plataforma extraordinária de promoção da nossa imagem. Eu fico muito satisfeito de termos superado todas as nossas metas, com recorde de público e de empresas participantes”, ressaltou. A Prefeitura de Toritama está entre os apoiadores do Festival do Jeans.

Entre as marcas que apresentaram suas coleções destacamos muitos efeitos useds, com rasgos, desfiados e puídos, marmorizados, esbranquiçados, patchworks e, detalhes com ilhoses, zíperes, franjas, silks, rendas e patchs aplicados.

Looks esportivos com jaquetinhas bomber, o moletom denim, alto power de elastano e tecidos leves ou com fibras nobres como tencel e liocel também fazem sucesso na temporada. Os desfiles contaram ainda com moda infantil e plus size. As modelagens variam das skinnies, comfort, croppeds e retas, além das minissaias, vestidos ajustados, jaquetinhas, tops e shortinhos.

Tradição

Conhecida como a “Capital do Jeans”, Toritama é responsável por 16% da produção de jeanswear no país e a principal do Nordeste no segmento. O município, localizado a 165km do Recife, integra o segundo maior polo de confecção do Brasil, com uma produção que gira em torno de seis milhões de peças nas altas temporadas. Cerca de 60 milhões de peças são confeccionadas anualmente, gerando aproximadamente 25 mil empregos diretos.

O faturamento anual chega a R$ 450 milhões. A cadeia produtiva do jeans em Toritama envolve, direta ou indiretamente, quase 93% da população, que atua em 2,5 mil indústrias ou no comércio, além de setores como lavanderias e empresas de produtos químicos. O Festival do Jeans, especificamente, é responsável pelo aumento de até 30% das vendas, o que contribui para valorizar a atividade na região, destacando marcas locais e atraindo turistas.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Erik Monteiro