Coleções sustentáveis e novos shapes no jeanswear do Verão 2020

Essa semana diferentes marcas do segmento jeanswear lançaram suas coleções durante o Mix Day, promovido pela MKT MIX, evento que também contou com palestras que abordaram diversos assuntos sobre o cenário fashion atual como Diversidade e feminismo, Revolução sustentável e Novos veículos da era digital. Percebemos que as marcas com foco no denim estão apostando e investindo bastante nos artigos e lavanderia sustentáveis, além de novos shapes e interferências inovadoras.

Colcci trouxe a coleção Botanical Lab – um laboratório de criações com foco nas estampas digitais, exclusivas e nos tecidos naturais. A marca trabalha com a linha Eco Soul onde não há a utilização de produtos químicos, o amaciamento, por exemplo, é feito através da fibra de casca de arroz e os tecidos são orgânicos com o selo BCI ou produzidos através de retalhos de tecidos.

Há ainda a linha No Gender, que traz modelos para meninos e meninas com modelagens mais retas, e a Laundry, surgindo com efeitos destroyers, pontos de luz, marcações de costuras cerzidos e unhas de gato em um trabalho mais agressivo em lavanderia. Entre os fits, destaque para as pantacourts, shorts com silks e linhas coloridas, skinnies e slims para os homens. O segmento infantil traz temas e padronagens lúdicas, além de coletes e minissaias com rasgos e desfiados.

Na Dimy, o jeans da linha Recicle Denim, surge sem tingimento, no tom natural e aspecto de alfaiataria, onde se utiliza menos 95% de água e menos 90% de químicos. Aqui ganham destaque as saias com cós duplo ou babados e assimetrias, blazers e quimonos, tanto em cortes fluídos quanto no jeans rígido.

A marca trabalha o tema Tons inspirado nas diferentes tonalidades da mulher brasileira, com suas misturas de culturas e multinacionalidades. A Dimy aposta também no color block, tie dye e os neons com toques sofisticados e, que podem vir em detalhes de cintos e costuras. Esta coleção traz o denim mais clean com foco na modelagem diferenciada como a clochard com cinto do mesmo tecido, shorts com pregas.

Já a Marisa vem mais fashion, com informação de moda e uma pegada utilitária em calças e macacões de sarja. Aqui também entram os neons, tecidos naturais e as sarjas colors com desbotes. Entre os shapes, as pantacourts entram com tudo na estação juntamente com a cargo – vedete da estação. As jaquetas fazem sucesso na sarja maquinetada, com acid wash e sobretingimento rosa no fundo branco ou no animal print.

Calvin Klein continua investindo nas faixas laterais com o logo da marca, no delavê, além de rasgos, respingos de tinta em shorts, macaquinhos e jaquetas. Destaque para os vestidos mais ajustados, minissaias evasês ou clochards com barra desconstruída.

Enquanto isto, a Damyller amplia a linha Zero Descarte de água, onde entra o algodão orgânico com estampas obtidas através de borra de café. A marca investe também em práticas sustentáveis na parte de lavanderia com utilização do ozônio e economia de até 80% de água.

A coleção traz tecidos leves no liocel, em macacões, camisas, tops com amarração, saias longas e vestidos e o denim rígido em pantacourts, shorts e minissaias que ganham tachinhas laterais. As estampas imitam pespontos ou surgem com florais estilizados. A marca que trabalha com o jeans como protagonista valoriza os shapes e detalhes diferenciados como botões na barra, aviamentos em madeira e, faixas com o próprio tecido. Há modelos em tecidos produzidos com fibras recicladas e com metais “Níquel Free”, sem metais pesados.

Por fim, a tradicional Lacoste vem se modernizando a cada coleção e surge com novas estampas com inspiração tropical e calças retas ou slims em diferentes lavagens como a delavê.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia JeansWear