Alvejamento no Jeanswear by Ju Medina e Geisa Camalionte

Oi pessoal! Bora falar de alvejamento essa semana! Essa etapa tão importante no beneficiamento, porém, por vezes negligenciada.

Resolvemos falar na matéria dessa semana sobre esse processo, tendo em vista o quão importante ele é e, quando feito de maneira errada ou mal feita, pode acabar com o visual final da peça.

PRIMEIRO VAMOS COMEÇAR A FALAR SOBRE O QUE OS ALVEJANTES FAZEM NO PROCESSO

Eles atuam na etapa após a estonagem com o intuito de limpar os possíveis residuais de índigo redepositados sobre o tecido, costuras, forros etc, sólidos suspensos na água e demais sujidades. Alvejamento, em resumo, é o processo de branqueamento das fibras do tecido, especialmente em fibras naturais.

TIPOS DE ALVEJAMENTOS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Produtos químicos alvejantes como Peróxido de Hidrogênio, Hipoclorito de Sódio/ Cálcio, Hidróxido de Sódio (conhecido como Soda Cáustica), Perboratados, Ozônio. Enfim, produtos com poderes altamente OXADITAVOS são usados para fazer alvejamento.

AH, MAS É IGUAL A PURGA?

Não. Porque a purga é a limpeza das fibras onde acontece a remoção de óleos e gorduras existentes, principalmente em fibras naturais e remoção de óleos presentes em fibras sintéticas, melhorando a hidrofilidade da fibra e preparando-a para o tingimento / processo posterior. São produtos similares, mas com objetivos distintos, correto.

Agora, vamos falar de cada produto que utilizamos todos os dias para dar aquele acabamento final incrível nas peças. Sim, no final. Dependendo do tipo de acabamento, nuance do fundo da peça; podemos juntar esses produtos para aumentar a sua CAPACIDADE OXIDATIVA na limpeza da peça.

PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO

Óxidos são compostos com dois elementos, sendo que o mais eletronegativo é o oxigênio. O peróxido é um tipo de óxido que apresenta em sua estrutura o grupo (O2)2-. Ele reage com água ou com ácidos diluídos, produzindo água oxigenada (H2O2).

O peróxido de hidrogênio sofre decomposição rápida e espontânea, sendo, portanto, muito instável. Nessa reação ele libera gás oxigênio, conforme a reação abaixo:

2 H2O2 → 2 H2O + O2

Essa decomposição é rápida no peróxido, principalmente com fatores que podem acelerar essa decomposição, como calor e luz.

É um oxidante poderoso e eficaz, com a vantagem de ser ambientalmente correto, pois se decompõe em oxigênio e água.

HIPOCLORITO DE SÓDIO (CLORINHO)

O hipoclorito de sódio é um composto químico de fórmula NaClO, também conhecido como CLORINHO. É encontrado normalmente sob a forma líquida, de cor levemente amarela-esverdeada, odor picante, solúvel em água, não-inflamável, fotossensível, corrosivo a metais, de fácil oxidação e decomposição.

Característica importante do hipoclorito de sódio é a ação alvejante, ou seja, é bastante útil no clareamento de tecidos, o uso do hipoclorito de sódio é bastante vantajoso por seu baixo custo, baixo teor de toxidez, ação rápida, facilidade em ser preparado e ministrado.

HIDRÓXIDO DE SÓDIO (SODA)

O hidróxido de sódio (NaOH), popularmente conhecido como soda cáustica, é um composto químico sólido, de coloração esbranquiçada, altamente tóxico e corrosivo.

A fórmula molecular da soda cáustica é NaOH, sendo composta por um átomo de sódio (Na), um de hidrogênio (H) e outro de oxigênio (O). Esse composto é uma base inorgânica forte utilizada para diversos fins.

PERBORATADOS

Os perboratados são compostos químicos do grupo funcional inorgânico “sais”, por exemplo o Perborato de Sódio (PBS) é um sal de sódio do ácido perbórico, cuja fórmula é NaBO3. O ânion perborato é um OXIDANTE, como o permanganato, peróxido de hidrogênio.

Ao contrário do percarbonato e do perfosfato, o perborato forma ligações verdadeiras entre os átomos de oxigênio. Isto torna o material mais estável, mais seguro para a sua manipulação e o seu armazenamento. Na forma de monohidratado dissolve-se melhor do que na forma de tetrahidratado, e é mais estável em temperaturas mais elevadas. O monohitratado é preparado pelo aquecimento do tetrahidratado.

O perborato de sódio sofre hidrólise em contato com a água, produzindo peróxido de hidrogênio e borato; gera oxigênio numa solução aquosa quando esta alcança uma temperatura igual ou superior a 60°C . Portanto, é uma fonte de oxigênio ativo, sendo usado para a contribuição de extrair produtos para limpeza, alvejamento e branqueadores.

METASSILICATO DE SÓDIO

O Metassilicato de Sódio é um detergente alcalino extremamente eficiente que remove sujidades como óleos e gorduras, é facilmente solúvel em água, tem alto poder de detergência. Tem fórmula Na2SiO3.

Devido ao alto poder de detergência, é amplamente utilizado nas lavanderias industriais, lavagem de tecidos, alvejamento do algodão. Alcalinizante poderoso proporciona inibição contra corrosão em superfícies ferrosas, os agentes alcalinos que têm entre as suas funções principais a retirada de resíduos através da saponificação e solubilização de proteínas, mas podemos deixar de comentar o baixo custo.

Pronto, conhecemos um pouco mais a fundo (quimicamente) as propriedades dos produtos que utilizamos em processos de limpeza, alvejamento, enfim cada região tem uma nomenclatura, mas todos utilizam desses produtos de acordo com o perfil de seus clientes.

Quem nunca fez um famoso 3/2/1?

3g/L de Peroxido + 2 g/L Meta ou Perboratado + 1g/L de Antimigrante

10 minutos a 60ºC (adicionar SEMPRE o Peróxido após o banho atingir os 60ºC, olha lá em cima de novo, o Peroxido se decompõe rapidamente, em água e oxigênio, e para eficiência da Oxidação no seu alvejamento, adicionar após os 60ºC).

Bom pessoal faltou falar sobre o OZÔNIO, esse tema ficará para a próxima matéria.

Um bjo enorme e até a próxima,

Fonte: Ju Medina e Geisa Camalionte | Foto: Divulgação