Inspiramais reúne visitantes e expositores para falar de Design e Inovação

O salão Inspiramais, que aconteceu no Centro de Eventos Pró Magno em São Paulo, recebeu 150 expositores e cerca de seis mil visitantes, entre empresários dos segmentos calçadista, moveleiro, vestuário, estilistas, designers e formadores de opinião.

Fabricantes de moda e design do Brasil, Europa e América Latina puderam conferir, no mesmo espaço, as referências que serão inspiração para o verão 2019, além do lançamento de mais de 900 materiais desenvolvidos pelas empresas participantes como tecidos, componentes, estampas, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens. Promovido pela Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, o evento também teve programação dedicada à sustentabilidade.

O Inspiramais, único salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, tem como desafio a pesquisa e o fortalecimento do desenvolvimento de produtos com identidade 100% brasileira.

O Guia Jeanswear esteve presente e elegeu seis expositores.

A Nipese Indústria Metalúrgica é uma empresa familiar que comemora 20 anos de mercado em 2018. Localizada na cidade de Sapiranga, RS, começou atuando no segmento calçadista e com a crise, buscou alternativa no segmento de vestuário, e atualmente 70% dos produtos são voltados para a confecção.

Segundo o diretor Juliano Roberto da Silva, a empresa que começou fazendo matriz para terceiros, hoje produz 1.5 milhão de peças mês, emprega 40 funcionários diretos e mais de 100 empregos indiretos para suprir todas as regiões do Brasil.

O carro-chefe é o trio fivelas-placas-botões para o segmento jeanswear, uma vez que marcas premium como Colcci, Morena Rosa, Via 7, Gatabakana, Indulto, Buphallo Jeans, OuseJeans, entre outros, fazem parte da clientela.

Situada na cidade de Franca, polo calçadista do estado de São Paulo, a Gil Strass atua há 10 anos no segmento de enfeites para calçados, vestuário, bolsas e acessórios. A empresa iniciou sua operação importando e revendendo matéria-prima porém, mudou o foco e hoje, importa o material e fabrica os produtos no Brasil.

Com produção girando em torno de 100 mil peças distribuídas em todo terrítório nacional, tem em seu portfólio clientes como Sophie Webster, Arezzo, Shultz, Carmen Steffens, Luiza Barcelos, Dakota, Gatabakana e Le Lis Blanc.

O estilista Maurício Pinheiro comentou sobre os temas escolhidos para a próxima temporada: Fun Push que reverencia a pop art; Amazonia e o mood tropical; Nomadic que envoca o étnico e Romance que traz o espírito flower power. Todos eles têm algo em comum: muito brilho!

A Vicunha Têxtil, lider mundial na produção de índígos e brins, destacou a linha ecológica em três bases de algodão e uma de poliester, assim como a malharia bi-strech que confere conforto e bem-estar. A linha de sarjas Ever White é o lançamento mais recente e sua principal característica é ser repelente a líquidos, sujeira e fungos, além do viés de sustentabilidade pois reduz o número de lavagens.

Outro destaque é o Dryarn, tecido que respira e transfere o calor do ambiente para o corpo. A famosa marca italiana Diesel o escolheu para integrar sua coleção, mas o período de exclusividade já acabou e o tecido está liberado para o mercado.

Francisco Gonzalez, coordenador de Marketing índigo/brim, disse estar muito satisfeito com a segunda participação da empresa no evento e contou que recebeu a visita das equipes da Renner, Pernambucanas, Hering e Coca Cola Jeans, entre outros clientes.

A Tecnoblu, empresa de Blumenau, reconhecida pela inovação e personalização nas coleções, surpreendeu novamente ao revelar sua expertise no desenvolvimento de novos produtos atrelados à tecnologia.

Baseado na orientação e curadoria da equipe do Inspiramais, lançou uma coleção cápsula com 10 produtos voltados para o setor de calçados feminino, masculino e infantil. Tênis, sapatos, chinelos e sandálias, apresentam design inédito nos cabedais, etiquetas, cadarços, laços e gáspeas através da nova tecnologia batizada de ‘realidade aumentada’ que significa a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real, ou seja, o usuário continua vendo o mundo real complementado de alguns elementos virtuais.

Essa tecnologia também está nas peças infantis em denim com a etiqueta usada como bolso e também o blusão em moletom, cujo cadarço pode ser resgatado para uso no segmento underwear e/ou homewear, conforme as dicas de Simone Cunha.

A Lunelli, uma das marcas patrocinadoras do salão Inspiramais, apresentou a coleção Flor&Cultura que ressalta a conexão com a natureza e com a simplicidade da beleza das flores, explorando assim todo o potencial da sua estamparia que está em franco desenvolvimento.

Produzindo 1 milhão de toneladas por mês, a malharia diferenciada com acabamentos especiais e estampas marcantes confere à Lunelli credibilidade e reconhecimento. Lançando anualmente de 6 a 8 coleções tanto digitais como rotativas e 15 desenhos semanais, mantém em carteira, clientes do porte da Renner, C&A, Riachuelo, Hering, Farm e Shoulder, entre vários outros.

O Grupo Lunelli é reconhecido como um dos maiores e mais respeitados do mercado têxtil. Com 16 fábricas, 3 unidades de costura e 123.000 m² de área construída, contabiliza 4.200 colaboradores que produzem para as 5 marcas: Lunender, Lez a Lez, Lunelli, Alakazoo e Hangar 33. Desde 2004, recebe o ISO 14.001 – certificado de gestão ambiental pela proteção ao meio ambiente.

O gestor Wilson Carvalho relatou a história da Punch Master Etiquetas que atua no mercado têxtil paulista há 26 anos mas nos últimos 10 anos, optou pelo mercado de moda. Houve um intenso trabalho de reformulação para atender os setores de confecção, calçados e brindes.

É a quarta maior empresa de etiquetas do país, com produção mensal em torno de 8 milhões entre tags de papel ou tecido, patches, acessórios em latão e metal, emborrachados, guipures, lacres, botões, rebites, fivelas, cintos e etiquetas externas em couro, sintéticos, zetex ou pvc.

O segmento jeanswear consome 50% e a outra metade, destina-se para os segmentos de lingerie e promocional, os brindes corporativos. Através de parceria adquiriu uma fábrica na China e importa 20% do material utilizado nas coleções. Cerca de 80 funcionários, equipe de estilo e designers são responsáveis por projetos especiais arrojados e também pelo slogan da empresa: ‘um mundo de possibilidades para o fabricante de moda’. É a terceira participação no evento e de olho no Mercosul, já iniciou a restruturação para futuras pesquisas e lançamentos ligados à tecnologia.

FONTE: Marcia Lencioni | Fotos Equipe Guia JeansWear