Santista aposta em conforto, tecnologia e sustentabilidade no Inverno 18

Muito mais do que lançamento de coleção, a Santista Têxtil promoveu um evento repleto de informações interessantes que fazem pensar muito além do artigo em si. Para a empresa, inovar é entender sua cadeia e por isso no dia 26 de abril foi realizada uma roda de conversas homenageando o Denim Day, movimento feminista e de igualdade, que se iniciou na Itália, há 18 anos, por conta de uma decisão judicial que derrubou uma acusação de estupro ao concluir que a vítima usava calça jeans e por isso havia consentido o ato. Esse episódio causou grande comoção entre as mulheres que, desde então, saem às ruas, neste dia, de jeans, como forma de protesto; Estiveram reunidas no evento, a youtuber Jout Jout, a head of stylus Brasil, Andrea Bisker, a conselheira da Abit e diretora administrativa da Ufo Way, Grasiela Moretto e Nádia Bachhi, da ONG Florescer/ Recicla Jeans. que abordaram assuntos como a importância da mulher no mercado de trabalho, principalmente na moda, a igualdade de gêneros e a geração Y, os Milleniuns que cresceram já sabendo respeitar as diferenças e os homens que atualmente dividem as tarefas da casa, a educação dos filhos. E a moda dentro desse universo que tem um forte papel de não replicar modelos pré-estabelecidos.


Lançamentos


O Inverno 2018 da Santista tem como foco a sustentabilidade, bem estar e inovação tecnológica em novidades como amaciante à base de cupuaçu, com baixo impacto ambiental (Eco Soft), utilização de produtos biodegradáveis como o amido residual proveniente da indústria de batata chips, para engomar os produtos em denim (Eco Tuber), redução de até 73% no consumo de água na produção (Acquasave(R)), o reaproveitamento das sobras de algodão gerado na fabricação do denim e a utilização na fiação (Upcycling).


Dentro da família FREE a linhaUpcycling ganha novos produtos como o Upcycle Pet, na versão stretch denim produzido com fibras de poliéster de garrafas Pet recicladas e algodão reciclado reduzindo insumos.


Na linha High Performance a empresa buscou inspiração nas modalidades esportivas, principalmente nas manobras do skate nos artigos Bigspin com aspecto acetinado, toque macio, peso de 8,5oz e power de 24% e o Slack aspecto denim mais rústico, peso de 9,1oz e 18% de power. Os dois têm a tecnologia Coolmax(R) que transporta a umidade do corpo para mantê-lo fresco, garante maior respirabilidade e conforto térmico na hora da prática de esportes.


Na linha Denim Therapy(R) que associa moda à saúde, bem-estar e proteção surgem o Svelt – denim com propriedades cosméticas que melhoram o aspecto da celulite, que nesta estação ganha nova cor e o Repeller com tecnologia que repele os insetos transmissores de diversas doenças como a Dengue, agora em nova cor.


Todos os produtos vêm com tags diferenciadas para comunicar o consumidor final de todas as tecnologias e características dos artigos da Santista.


Inspirações para o Inverno 2018


Confira os temas apresentados por Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda da Santista.


Deconstructed Sports: aqui os looks esportivos com carinha vintage se unem ao denim premium com inspiração nas décadas de 80 e 90 em fits oversizeds ou ajustados como a super skinny, carrots ou wide leg, sempre com a cintura mais alta. Entram ainda neste tema o trench coat, maxi moletons, parkas e bomber numa pegada street confortável, enaltecendo o conceito Athleisure. Tecidos de alta performance, brilhos sintéticos, cores primárias e o vintage blue permeiam as peças.


Urban Outdoors: sustentabilidade, tecnologia e conforto fazem parte desse tema que traz como foco as atividades ao ar livre como o montanhismo. Os denims tradicionais surgem com novas misturas de fibras e acabamentos em modelagens urbanas, mas que trazem suas raízes autênticas em calças boyfriend, clochard, macacões, jaquetas e parkas utilitárias. Os tons giram em torno dos terrosos como areia, cáqui, marrom e verdes, além do índigo sobretinto, white denim e sarjas leves com puídos e pigmentos.


Glam Riders: uma mistura do estilo motocycle com o punk dos anos 80 e 90 e pitadas do grunge romântico, vintage e sofisticado fazem sucesso na estação em peças com domínio do black denim e o black blue juntamente com azuis desgastados e acinzentados em contraste com os metalizados em peças com o máximo de stretch que conferem mobilidade, resistência e um certo glamour quando acrescentado um toque de brilho. Aqui entram o jeans fuseau, regular e skinny, macacões, vestidos, saia lápis e cropped jacket, mesclando sensualidade e poder aos looks mais agressivos no black.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR