A ladylike dos anos anos 40 por Dsquared2

Chapéus inclinados seguindo a malandragem dos clubes de jazz, cigarros jogando charme nos trejeitos andróginos, ombros marcados e fit solto e delgado para conjuntos de calças e paletós descolados com igual volumetria. Dean e Dan Caten, designers da marca Dsquared2, resgataram nos anos 40 e no universo do Jazz sua principal inspiração para a coleção feminina apresentada no Milan Fashion Week à exemplo da coleção masculina apresentada em janeiro em Londres.


A silhueta “ladylike”, se encarregou de incluir importantes peças em emergência no cenário da moda, como a saia lápis com cintura marcada, que veio acompanhada por broches “ultrapassados” reforçando o conceito da época trabalhada, e conferiram uma pegada sofisticada à coleção.


Entre os materiais trabalhados, destaque para os tecidos com toque emborrachado, o couro, e o veludo em tonalidades profundas. A Dsquared2 fez a sua leitura andrógina dos volumes da temporada. Diferente das demais marcas, não incluiu as croppeds, mas enfatizou alfaiatarias masculinas com pernas bem marcadas por vincos explorando a linguagem formal dos anos 40.


Da análise da coleção, destacamos importantes informações para a montagem do mix das coleções de inverno 2014. Em especial a importância dos conjuntos de calças e paletós, em volumetrias atuais e frescas, trocando o apelo antiquado pelo descolado. As saias lápis, fáceis de confeccionar, e bastante influentes na composição do look capazes de alinhar bastante as coleções. Também o retorno do veludo como um material que apresenta um bom potencial para diálogo com o jeans. O couro, os toques coloridos e emborrachados nas lavagens do jeans e a alfaiataria masculina com os fits delgados. Esta última proposta, das pantalonas antigas e masculinas, voltada para o público feminino mais maduro e materialista.