Para quem trabalha com jeans, não há nada mais inspirador do que encontrar um designer do calendário oficial mundial, que coloque como tema principal de suas coleções o ideal de sustentabilidade. Melhor ainda é perceber que essa busca se reflete na escolha do denim como material principal.
Este é o caso de Norma Kamali, que temporada após temporada vem mostrando através de sua estética o que a indústria precisa fazer para se tornar sustentável. A designer, que acaba de lançar um livro contando a história de sua vida, vem seguindo o caminho das peças que impactam e empoderam o visual feminino, das mais diversas gerações.

Logo, a coleção de Inverno 2022 da designer manteve-se fiel a esses ideais. Mantendo a coerência, Norma Kamali seguiu a mesma linha da energia, vibração e entusiasmo do Pre-Fall propondo looks inteiramente formulados em denim, com duas ou três camadas.
E o mais válido para referenciar as marcas, é que as peças não são muito trabalhadas – logo são descomplicadas no processo produtivo. A designer sabe como ninguém, lançar produtos curiosos e de barata confecção no momento certo. Como exemplo podemos citar o “casaco-saco-de-dormir”, uma peça que, segundo a designer, atualmente está com “as vendas fora de controle.”
Mas vamos à coleção mais recente, onde Kamali relembrou com alegria os anos 90 em beneficiamentos com look ácido e irregular. Sempre propondo movimento, liberdade e conforto.
O mix reuniu peças como vestidos longos com saia rodada evasê, sobretudos amplos e macacões elásticos combinados a micro shorts, e combinações de calça reta com versões urbanas do que poderia ser descrito como um roupão em denim.
Por sinal, este foi o ponto alto das peças. Para além do jeans reto, flare e cropped atualizado pelo beneficiamento retrô, o destaque ficou por conta do outerwear inspirado em robes, kimonos e no sobretudo estilo roupão, que alternavam-se entre modelagens amplas, acinturadas, e mesmo cortes enviesados com pontas. Quase sempre, moldados por amarrações opcionais na cintura.
Nas diversas interpretações de Norma Kamali para a parte superior do look, a modelagem da versão relaxada dos casacos brincou também com elementos glamorosos, como as golas Dior e as mangas flare.
Ainda entre as sugestões de Norma Kamali, constaram a saia mídi em formato sereia, o macacão longo estilo aviador, e as calças jogger com bolsos cargo.
Norma Kamali propôs um mix absolutamente essencial, na medida em que alcançou um apelo confortável e um potencial versátil capaz de passear entre qualquer estilo, ocasião ou geração. E ao mesmo tempo, trouxe peças surpreendentes, já que resgatam estilos, volumes e cortes retrô que foram sucesso nos arquivos da moda.
Fica então a referência para quem busca jogar com coleções em “modo de segurança”, sem deixar de lado o discurso irreverente e o look surpreendente que sempre moveu a moda ao longo de suas estações.
Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução