A arte no futuro da moda brasileira

Na tarde da última segunda-feira (13.06), Paulo Borges e patrocinadores realizaram a abertura oficial da temporada de Verão 2012 da São Paulo Fashion Week, que comemora 15 anos. A semana de moda paulista já nasceu com a proposta de construir uma plataforma do setor, discutindo a criatividade a partir do desenvolvimento econômico.

O tema escolhido para esta edição não poderia combinar mais com a celebração, Futuros relembra o público da sustentabilidade e da interatividade sempre tão presentes na SPFW, além de prepará-lo para as transformações e surpresas que estão por vir. A cenografia da Bienal do Ibirapuera foi toda realizada em triângulos em papel reciclado, remetendo ainda à preocupação do evento com o meio ambiente.

Nessa nova fase, a São Paulo Fashion Week ganha mais expressão em demais campos sociais, como o design e a arte. Para isso, uma exposição dos fotógrafos holandeses Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin recebe os visitantes. A novidade é que Pretty Much Everything, que conta com acervo de 286 imagens (dentre elas a modelo Kate Moss nua), após o término do evento estará disponível para a visitação gratuita do público em geral. A mostra fica no espaço até o dia 03.07.

“Agora a SPFW passa a discutir o caminho no qual o Brasil tem um novo papel. Nasce uma nova etapa no país de desenvolvimento criativo”, afirma o visionário Paulo Borges.

C&A, TAM, OI, Chilli Beans, O Boticário, Nestlé, Grupo Iguatemi e Mini Cooper patrocinam o evento, que tem o apoio da Prefeitura de São Paulo e da SP Turis.

MARCELA LEONE | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR / AGÊNCIA FOTOSITE