A moda do branco botânico

Exigência das coleções de verão, a calça branca, em especial na modelagem skinny, traz diversas reformulações para não “cansar” seu visual na primavera/verão 2013-14. Atualmente no varejo virtual, percebe-se que as propostas em white denim e sarjas, fogem do minimalismo, caracterizando-se por uma aparência carregada e até excessiva. O motivo principal: os florais botânicos.


A idéia de renovar a peça no contraponto do minimalismo, evolui nas demais temporadas. Recentemente a feira global Première Vision colocou em evidência peças em sarjas brancas com bordados flocados e multicoloridos tom sobre tom. Limpeza não é mais a informação desejo para a peça, mas sim bordados decorativos, estampas digitais e mesmo aplicações.


A principal tonalidade jogada nas calças brancas é o azul, do índigo ao cobalto. Mas é notável também a influência das cores vivas, e das misturas de paletas divergentes buscando efeitos hipnóticos. Nossa galeria, traz alguns desenhos, atendo-se mais às localizações, e escalas dos bordados, que acompanham na maioria das vezes todo o comprimento lateral do entrepernas.


Em outras propostas, os desenhos formam “recortes” decorativos nas peças, um diálogo com as fisionomias do blocked denim. Para quem busca idéias simples, e bonitas, a renda guipire em aplicações localizadas é sempre eficaz. Os desenhos, destacam as fisionomias e apresentam referências visuais, sendo que algumas artes, são ampliadas para possível impressão.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO