Ainda vamos falar muito em bordados nas próximas estações

É incrível como uma referência que vem aos poucos permeando o mundo fashion pode tornar-se um sucesso (ou não) muito rapidamente ou mesmo ser esquecida de uma hora para outra. Uma dessas tendências que anda fazendo barulho em diferentes segmentos do jeanswear é aplicação de bordados em variados temas ou inspirações. Antes restritos à marcas infantis ou específicas como a Desigual, esse decorativismo todo agora permeia calças, shorts, blusas, vestidos e, principalmente a traseira de casacos e jaquetas em variados públicos e estilos. Muito mais do que apenas um novo desenho no denim, eles surgem ora rebuscados, ora étnicos ou ainda lúdicos e românticos.


Aqui iremos abordar as inúmeras opções que existem de bordados florais que passeiam por motivos mais delicados, super coloridos, estilizados, sensuais ou com um quê artesanal. Essa nova leva de bordados que vai ganhar as ruas no Verão 2018 pontua, sempre com sutileza ou uma dramaticidade muito bem pensada as modelagens moderninhas ou skinnies com alto power stretch e lavagens clean que ganham leves esbranquiçados e bigodes, sempre valorizando os motivos que se deslocam pelas pernas, laterais ou bolsos.


Cinturas mais altas, flares e fits cropped (justas ou pantacourts) com barras desconstruídas e assimétricas ou azuis limpos mesclam tonalidades que vão do rosa, vermelho ao amarelo, branco e marrom. O black denim também destaca bordados juntamente com desgastes ou cores sólidas que valorizam os florais. Em peças com referências mais clássicas da alfaiataria o tom vermelho das rosas garante uma sofisticação a mais. As rosas vermelhas podem ainda mudar totalmente o contexto da coleção quando acompanhadas de pimentinhas. Já a inspiração vinda da natureza também acompanha patches com flores e pássaros, borboletas e abelhinhas juntamente com rasgos e puídos.


Os bordados também são bem característicos das batas com inspiração em diversas etnias ou mesmo em desenhos estilizados e salpicados pelo artigo super leve com fio de liocel. E por fim, surge o aspecto lúdico tão presente nas coleções para o público mais jovem que abusa das modelagens comfort com motivos como sorvetes, planetas e estrelas.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: REPRODUÇÃO