Algodão com preço recorde

Os preços do algodão ultrapassaram a barreira de 1 dólar por libra (cerca de 0,454 quilos) pela segunda vez na história, devido às preocupações com uma possível escassez mundial da matéria-prima.

O valor do algodão para as entregas de dezembro revela um aumento de 30% desde julho, atingindo o seu nível mais elevado desde 1995. Os aumentos de preços se devem a diversos fatores, sobretudo, questões de aprovisionamento causadas pelas inundações no Paquistão, além das fortes chuvas terem potencialmente reduzido a colheita na China.

A situação piorou por dúvidas sobre o fim das restrições nas exportações de algodão da Índia, que deverão ser respondidas em 1º Outubro – uma decisão que conta com a oposição de muitas empresas indianas de têxteis e de vestuário. Os investidores e fundos de risco estão também sendo atraídos para o mercado de futuros do algodão, devido ao aumento de preços e de envios para centros de produção chave, como a China e o México, o que tem contribuído para a maior elevação de preços.

PORTUGAL TÊXTIL | FOTO: EQUIPE GUIA JEANSWEAR