Aviamentos: os melhores investimentos de 2010

Metais, pedras e antiguidades: assim podemos resumir os melhores investimentos de 2010 no “quesito” aviamentos.


Em se tratando de aplicações, os metais piramidais continuaram em alta, na maioria das vezes agrupados de maneira organizada nas laterais das calças jeans, comunicando urbanidade e tecnologia.


Também foram recorrentes as aplicações de taxas grandes e volumosas de diferentes cores e igual tamanho formando desenhos como filigranas por exemplo rendendo um bom toque de glamour à peças descompomissadas como os shorts.

Em aparições mais raras porém com grandes retornos de criatividade e vanguarda figuraram as aplicações de metais em altas quantidades, que modificaram a superfîcie do denim criando texturas metálicas.


Em termos de segurança pode-se dizer que as “antiguidades” foram os “investimentos” mais seguros do ano, graças à macrotendência dos vintages que lideram o mercado jeanswear. Por isso mesmo os botões, rebites e metais que melhor comunicaram a passagem do tempo em geral foram os “investimentos de longo prazo” mais recorrentes nas coleções que obtiveram retorno ainda mais positivo do público e mercado. Como exemplos podemos citar os botões de casear com pinturas descascadas, abotoamentos de botões flexíveis descombinados com cara de antiguinhos e reciclados.


E por falar em “descombinar aviamentos”, tal estratégia foi uma das lógicas mais utilizadas tanto com os metais – seja rebites, taxas ou botões – como com as pedrarias. Para os metais tal lógica sugeriu reciclagem e reaproveitamento enquanto que para as pedrarias criou interessantes contrastes entre riqueza/preciosismo em peças onde o beneficiamento vintage foi levado às “últimas consequências”.


E para fechar com segurança todo este investimento em design, 2010 seguiu a lógica caprichosa dos anos anteriores ao trazer nas coleções fechos dentados com puxadores e penduricalhos diferenciados em materiais como couro, correntes e bolas de metal.

Confira nas fotos os melhores investimentos de 2010, e planeje seus investimentos para 2011!

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR