Balmain celebra 75 anos com desfile flutuante pelo rio Sena

Celebrando seus 75 anos de história, a Balmain voltou a esbanjar criatividade e resolveu fazer um desfile de moda em um barco em pleno rio Sena, em Paris. O evento contou com transmissão online, por meio perfil oficial da marca no aplicativo de mídia Tik Tok, e foi batizado de Balmain Sur Seine (Balmain no Sena, em tradução livre).

O desfile deu o pontapé inicial da Semana de Moda de Paris, que chega em edição digital neste ano, e contou com a assinatura do estilista Olivier Rousteing, presente no barco ao lado de suas criações.  A percepção é que as marcas tem se adequado a atual situação e mesclado apresentações físicas e virtuais, a própria Balmain chegou a apresentar sua coleção Resort 2021 (equivalente ao 2022 nacional) em um showroom online, onde as peças ganhara vida em avatares 3D.

A iniciativa também celebrou o fim do isolamento social na França, ao navegar por um de seus principais cartões postais. “Acho que iremos nos lembrar para sempre da sombria primavera passada, marcada por estranhos novos medos e isolamento obrigatório. Mesmo para aqueles que tiveram a sorte de ter apenas que lidar com as frustrações do Zoom e angústia, o recente confinamento deixou muito claro o que tínhamos como certo até aquele momento”, disse Olivier Roustering em comunicado à imprensa.

“Hoje, reunidos de amigos e continuando a praticar o distanciamento social, celebramos nosso retorno a Paris, bem como nossa redescoberta da força de eternos valores“, completou.

As peças apresentadas no desfile flutuante trouxeram um pouco de cada era da grife criada por Pierre Balmain, com texturas e volumes em destaque, assim como de seus sucessores Erik Mortensen, Oscar de la Renta e o próprio Rousteing.

“Paris é muito mais do que suas famosas avenidas, elegantes pontes e arquitetura icônica. É a mistura de refinamento, liberdade, diversidade e criatividade da Ville Lumière de hoje que inspira a mim e minha equipe enquanto trabalhamos em nossas coleções. Assim como Pierre Balmain, sabemos que nunca poderíamos separar esta casa desta cidade, que realmente é a capital mundial da moda”, completou o estilista.

A apresentação no rio Sena teve conceito assinado por Andrew Makadsi, que apontou o o movimento Black Lives Matter como uma de suas principais inspirações. O espetáculo ainda teve apresentação da cantora francesa Yseult e coreografia de Jean-Charles Jousni.

Fonte: Redação | Fotos: Reprodução