Bermuda masculina apresenta novos contornos no Verão 2018

Não há termômetro mais sensível para capturar a intensidade com que as inspirações do ciclo da moda são interpretadas no closet do homem contemporâneo; do que a evolução no estilo da sua principal peça-chave: a bermuda. Depois de se tornar mais sequinha, mais curta, e acima de tudo mais fashion; o Verão 2018 sinaliza que esta peça vai ser renovada por corajosas mudanças no seu volume e modelagem.



Entre as reformulações dedicadas ao shape do item, temos a influência da pantacourt, alterando o entrepernas para o corte evasê; o caimento tubular com vinco, mesclando a proposta casual da bermuda masculina com a leitura social; versões mais longas e ajustadas, comunicando urbanidade; e o ajuste gancho confortável e joelhos afunilados, repaginando as medidas do que seria uma saruel fashionista. Enquanto as interpretações inspiradas na alfaiataria fundamentam-se em lavagens uniformes, em chambray ou tons amaciados de azul e cinza; as bermudas com entrepernas mais compridos e sequinhos diferenciam-se pelo denim com trabalho de lavanderia mais manchado, abrindo para fundo esbranquiçado – seja no design vintage, seja no acabamento ácido.



Para o patamar conforto e moda casual, o varejo net acusa o desejo pelo desdobramento da bermuda jogger em mais estilos: desde a versão saruel rasgadinha; até a boa impressão da alfaiataria engomadinha, alterada pelo cós elástico e comprimento curtinho ligado ao sportswear. Este último, visual de maior giro no varejo virtual: aquele que concilia o discurso esportivo – lembrando tênis ou corrida – com lavagens e vincos que remetem à formalidade.

VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO