Canatiba celebra 50 anos unindo inovação, sustentabilidade e tecnologia

De olho no futuro com o pé no presente e relembrando a trajetória de sucesso ao longo de seus 50 anos. Este é o momento atual da Canatiba que comemorou seu cinquentenário no Canatiba Denim Experience, evento realizado no dia 6 de novembro, em São Paulo.

No evento, estiveram presentes em uma mesa redonda, Darci Covolan, um dos proprietários da companhia, Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e Fábio Covolan, diretor e terceira geração no comando da empresa, onde abordaram sobre os desafios e aprendizados e o futuro do denim e da têxtil.

Segundo Fernando, o futuro do mercado é promissor, mas com uma indústria têxtil muito diferente, à frente de um novo consumidor. “É um mercado punjante, apesar das crises”, afirmou Pimentel. Segundo Fábio Covolan, a Canatiba tem o compromisso de olhar para o futuro e pensar de forma inovadora, fazer uma empresa diferente sem perder a essência.

Entre as inovações foi criada há um ano uma lavanderia modelo com a missão de estudar novas formas de lavagens que possam unir valor agregado e tecnologia. Tudo realizado privilegiando o tecido.

Em relação à sustentabilidade, segundo Fábio há um modismo sobre o assunto, mas ele deve ser tratado como obrigação pelas indústrias. “Pra gente isso não é nada novo. Sempre tivemos tratamento de água e hoje reciclamos fibras, calor, água, fumaça das caldeiras, tudo faz parte da cultura da empresa”, comentou o diretor.

“É algo que veio para ficar em um mercado que está percebendo a necessidade de se produzir artigos sustentáveis. […] Criou-se um mito de que o produto sustentável é caro, mas na Canatiba não. São produtos competitivos e acessíveis”, acrescentou.

“Temos fibras biodegradáveis, fios reciclados e recicláveis. Uma fatia do mercado já cobra a sustentabilidade e a outra já está começando a entender essa situação”, aponta Darci Covolan.

De acordo com Fernando Pimentel, os mais jovens, principalmente, tem uma preocupação quanto à sustentabilidade que gerações anteriores não tinham. Para ele, é importante ainda trabalhar para o Brasil ser mais formal. “A informalidade no país é destrutiva, é a mãe de uma série de problemas”, afirma.

E para o futuro, o trio espera uma empresa internacionalizada, projetando a indústria brasileira para o mundo. Pretendem estar entre os maiores players de valor de moda.  “Nós não vamos parar por aqui, vamos continuar a luta e vamos em frente”, conclui Darci.

Novas tags

A empresa lançou também um novo modo de agrupar seus tecidos, simplificando a visualização e identificação para os clientes, a partir de temas, palavras-chaves que reúnem bases, fios, técnicas, processos e tendências.

Em comemoração aos 50 anos de história, para cada Conceito foram desenvolvidas peças por renomados estilistas e marcas, apresentadas durante o Canatiba Denim Experience. São eles:

Sustentabilidade  – Os tingimentos Eco dye geram uma economia de cerca de 80% no uso de água em seus processos, além de menor consumo de energia e produtos químicos. A linha de produtos com tingimentos sem anilina une-se às bases com fios reciclados de algodão e liocel, reduzindo cada vez mais os resíduos indústriais.

Todo o algodão utilizado pela indústria possui a certificação BCI. Já os fios de Liocel, Modal e Viscose são certificados pela Lenzing, padrão mundial em sustentabilidade. A Poliamida biodegradável certificada pela Rhodia reduz a decomposição ambiental dos tecidos de 50 para três anos. Este conjunto de tecnologias compõe a Éko Sustainable Denim, representada no evento pelas criações do estilista João Pimenta.

Tailoring – Alfaiataria, incluindo produtos No Laundry, não precisam ser lavados. Aqui, a estilista Heloísa Faria desenvolveu peças repletas de volumes e aspecto clean.

Couture Print – Estampados traduzidos pela marca ‘Você simples assim….’, assinada por Milton M. Filho e Marcelu Ferraz.

Couture – Peças mais sofisticadas:  calças, camisas, ternos e blazers contam com bases maquinetadas que lembram o risca de giz e com algodões macios, fios tintos e construções diferenciadas, podendo ser transformados pela lavanderia industrial. As peças foram desenvolvidas por Helena Machado.

Inovação – Novas tecnologias.

Vanguarda – Produtos com propostas vintage. Aqui entram sarjas marcadas em tecidos que fazem parte da história e do imaginário de quem trabalha no segmento denim.

Laundry Lab – Maior apelo comercial

Produtos

Entre as novidades para o Verão 2020 dentro da linha Éko surge o Bio Soul Eco Denim com 20% poliamida degradável, peso de 7 oz e 1,51 m de largura. Já o Peru Denim vem com aspecto vintage, tingimento ecológico e peso de 9,5 oz. O Sedusa Silk traz 86% de viscose e 14% de algodão, com superfície resinada e aspecto metalizado, em diferentes cores.

A linha Maxskin Duo traz fios de elastano Lycra® que garantem a manutenção da forma aliadas às fibras ecológicas unindo largura excelente, performance e sustentabilidade, alto power e conforto. O Congo Maxskin Duo traz 1,66 m, peso de 9,5 oz, em algodão, Lyocel, Modal e Poliéster.

O Ruanda Maxskin Duo Termofix vem com peso de 9,5 oz e stretch de conforto. O Paloma Max Skin Duo tem peso de 9 oz, 1,67 m de largura, em algodão, poliéster, viscose e elastano e traz um visual limpo. Kayara Cristal traz azul índigo intenso com resina incolor e alto brilho e peso de 6,5 oz, enquanto o Kayara Cristal Black vem com resina preta.

Surgem ainda novos artigos com a tecnologia Lycra® FREEF!T®, com alta elasticidade e pressão suave. O New Mother FREEF!T®, vem com 7,5 oz, 1,40 m e 55% de power. Na linha Couture Print o Digital traz um camuflado diferente, com peso de 8 oz e 1,55 m. O Digital Urban vem na versão cinza e preto.

Já a linha Vanguarda traz o dna da empresa, o denim puro com azuis intensos e propostas vintage, com rings marcados, fios com efeitos agressivos. O Sarkozi Heavy vem com 10 oz e 1,53 m de largura. O Prince Cross Denim ganha marcação de fio cross evidente. O Riga Cross Denim traz ring marcado na trama, peso de 10 oz e 1,58 m. O Sissoko Cast vem com construção sarjada, toque macio, peso de 9,5 oz, em algodão, elastano e acabamento resinado.

Os lançamentos da liha Laundry Lab traz produtos com apelo comercial, versáteis e preços competitivos. O New Preston surge em algodão, poliéster e elastano, com peso de 9 oz e 1,64 m de largura. O New Pátria Stretch Denim ganha novo tingimento, com trama branca, 10 oz e 1,58 m, e o New Pátria Stretch Black vem com trama preta.

Por fim, a linha de tecidos Tailoring traz peças No Laundry que não precisam de lavanderia, encolhimento baixo ou zero e construções denim com cara de alfaiataria.  O Executivo Mescla vem com 10 oz e 1,40 m.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia JeansWear e Reprodução/Instagram