Candiani Denim Symphonie transforma criação têxtil em musical

No segmento denim, enquanto alguns buscam influências para interpretar o tecido, outros, simplesmente o transformam na própria fonte de inspiração. É o caso do grupo de música experimental “Candiany Boys”, o qual realizou sua estréia neste ano, durante a festa de abertura da feira Bread&Butter, em janeiro.


Com a proposta inédita de realizar performances musicais criando melodias que giram em torno do som de uma lançadeira de um tear de denim, os Candiany Boys desta vez irão apresentar sua performance, intitulada Candiani Denim Symphonie, no Trienalle di Milano, o museu de arte e design contemporâneo de Milão. Durante toda a “orquestra” o processo de fabricação do tecido figura como principal elemento de percurssão e ritmo das composições.


Alberto Candiani, proprietário da renomada tecelagem de denim que leva seu nome, a Denim Mill Candiani, e também produtor musical, é o idealizador do projeto. A Candiani Denim Symphonie é seu mais recente trabalho, o qual pode ser classificado como neo-futurista, e propõe a idéia de combinar o processo de criação do denim com o processo de criação musical.



O ineditismo do experimento eleva o processo a um evento musical de entretenimento, o qual Alberto Candiani estará realizando hoje ao vivo no palco, aproveitando o mise-en-scene proporcionado pela Triennale di Milano, a instituição que tem por meta enfatizar os diálogos entre arte e indústria.


VIVIAN DAVID | FOTO: DIVULGAÇÃO