Capricórnio Têxtil

A Capricórnio Têxtil, desde 1946 no mercado iniciou suas atividades como têxtil de lã. Já em 1980 passou a produzir o índigo blue, sempre se renovando em novas tecnologias e produtos. Atualmente produz mais de 70 milhões de metros por ano e é uma das cinco maiores produtoras de denim do Brasil, atuando em toda cadeia produtiva, desde a seleção do algodão, fabricação de fios até a construção do tecido.


Conheça mais sobre a empresa nesta entrevista exclusiva com Ubiratan Mário Furtado, responsável pelo controle de qualidade e produto.

Guia Jeanswear – O que mudou desde a inauguração até hoje?


Ubiratan Mário Furtado – A Capricórnio está há 67 anos no mercado e desde 1980 produzimos o denim.
Investimos bastante na tecnologia do maquinário, mão de obra com o treinamento dos colaboradores e tecnologia têxtil. Temos unidades em Bragança Paulista, São Carlos e Natal com as fábricas e showroom em São Paulo.

GJ – Quais as novidades?


Ubiratan – Principalmente a tecnologia do produto porque a Capricórnio sempre buscou volume com tecidos básicos. Porém a partir deste ano começamos a nos preocupar com o conceito de produtos diferenciados. Sempre tivemos capacidade de fazer, porém agora estamos investindo pesado em moda. Queremos mostrar aos clientes que sabemos fazer tecidos com informação de moda com tecnologia. Somos “indigueiros”, uma empresa especializada em índigo, do “universo azul”, por isso nada mais natural do que trabalhar essas novidades.

GJ – Quantos metros de tecidos são produzidos por mês?


Ubiratan -Temos capacidade para produzir 6 milhões de metros por mês. Atualmente estamos produzindo 4 milhões.

GJ – Quantos clientes?


Ubiratan -Em torno de 2 mil.

GJ – Quais os próximos projetos?


Ubiratan -Estamos com novos teares para aumentar a nossa produção no ano que vem e com projeto em andamento para acabamentos diferenciados. Pela primeira vez estamos promovendo o Showroom itinerante para apresentar nossos produtos aos clientes, de perto, com opções de lavagens. Iremos à Fortaleza, Maringá, Goiânia e Blumenau.


GJ – Como trabalham o marketing da empresa?


Ubiratan -Temos nossa página no Facebook e o blog onde, duas vezes na semana, postamos matérias sobre tendências e lançamentos de todo mercado de moda.
Ainda oferecemos o book anual de tecidos com fotos e informações técnicas dos tecidos. A pedido de alguns clientes, quando solicitado, também orientamos sobre os processos em lavanderia.
Realizamos ainda parcerias com estilistas como Beto Gomes e Ronaldo Silvestre que desfilaram no Dragão Fashion.