Coloridos trabalhados em camadas para o verão 2014-15

Escolher uma cartela de tingimentos atual para a temporada em desenvolvimento. Heis uma tarefa que em um passado recente, mostrava-se suficiente para o planejamento de calças coloridas. Hoje, os colors são pensados em camadas de efeitos, e também nos seus diálogos com os padrões: motivo pelo qual, em complemento à matéria de coloridos dedicada ao inverno, desta vez focamos a evolução do tema para o verão 2014-15. A começar pelo tecido, que com frequência supera a tarefa de proporcionar a cor sólida, para compôr efeitos reveladores da construção das sarjas, ou desenhos de estampas. Em uma segunda “camada” constam artifícios, que vão do desbotamento localizado da cor, efeitos 3D, e aplicação de resinas, até chegar nas customizações de rasgos e puídos.



A feira Denim by Premiére Vision Paris trouxe também três propostas emergentes para salientar a importância dos coloridos na temporada de verão 2014-15. Em primeiro lugar a inclusão do blocked, levado da aparência do índigo para os tons multicoloridos, como mostra o jeans recortado em patches colocado em local de destaque entre os colors apresentados no evento. Em segundo lugar, a fusão entre os tingidos com jeitão vintage, com as tendências dos estampados, explorados principalmente nos tons de pink e salmón, nos padrões de zebra e florais. Além dos desenhos marcados à laser, temos também o velvet (desenho com toque de veludo) aplicado nos tons candy, e os manchados. Em terceiro lugar, temos os tingimentos coloridos com jeitão vintage, levados às malhas, como uma opção de ampliação do mix de colors.



Quanto às cores, o verão 2014-15 novamente traz dois estilos de paletas: a dos tons macios e saturados. Nos tons amenos temos uma numerosa variação dos tons rosados, gravites, e dos amarelos e verde aquarelados. Já nos tons saturados, temos os mesmos tons porém em seu estado mais disposto: amarelo intenso, verde fluo, roxo e vermelho.

VIVIAN DAVID / FOTOS EQUIPE GUIAJEANSWEAR